terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

VOLTANDO PARA CASA...

“Voltando pra casa” tem a ver com o “caindo em si” do filho pródigo (aquela parábola que Jesus contou e que Lucas registrou – Lucas 15). O moço só voltou pra casa quando ele caiu dentro dele mesmo. Muita gente continua do mesmo jeito – sem mudança, sem transformação, estagnado na vida, no meio da sujeira – porque só cai do lado de fora: cai de emoção, cai por embriaguez, cai porque todos caíram, cai porque está cansado, cai porque tropeçou em alguma coisa. Quem só cai do lado de fora, levanta do mesmo jeito que caiu: e continua longe de casa…

Jesus disse que o moço caiu em si. Ele caiu dentro dele mesmo. O barulho dos porcos foi se perdendo ao longe enquanto os seus olhos vasculhavam os sons do próprio coração. Pela primeira vez, depois de tanto tempo, ele pensou na própria vida: “O que estou fazendo aqui? Como vim parar nesse lugar? Como fui me perder? ‘Quantos trabalhadores na casa de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome?’ (Lucas 15.17)”.

É interessante pois parece que o moço demorou a perceber que ele estava em um lugar onde jamais havia planejado estar. Certamente, ele não planejou conscientemente o seu passo a passo como perder tudo e viver entre os porcos. Isso aconteceu a partir das pequenas e diárias escolhas que ele mesmo fez. As suas escolhas trouxeram consequências. Temos poder para escolher, mas não temos poder para evitar as consequências das escolhas que fizemos.

Contudo, podemos cair em nós mesmos!

Podemos escolher pensar na nossa própria vida e trajetória atual.
(…)
Podemos fazer comparações entre a vida que temos hoje e a vida que desejamos ter (ou que um dia tivemos).
(…)
Ainda podemos nos levantar e voltar para casa.

O Pai está à nossa espera.

Pr Gustavo Bessa

Extraído do Blog da Ana Paula Valadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário