domingo, 3 de abril de 2011

Lição 4 – Vivendo na Presença de Deus e Amando uns aos outros


Leitura I Pedro 1:17-21

Pedro inicia essa passagem com uma condição: “Invocai por Pai” e uma ordem: “andai em temor” e mostra o incomparável amor Dele por nós!
No vers. 16, Deus nos diz para sermos santas como Ele é!!
Andarmos como pessoas diferentes nessa terra.
Pedro nos apresenta seu raciocínio: 1+2=3

1. Deus é juiz = I Pedro 1:17
2. Por causa do imenso custo da nossa salvação (seu sangue) = I Pedro 1:19
3. Devemos ter uma vida de total reverência , temor e adoração à Deus

Antes, vivíamos perdidas em nossos desejos, em nossas vontades que nunca nos traziam nada de bom, só nos levava para a perdição, andávamos sem rumo, sem objetivo, mas hoje temos um rumo e um objetivo, o Céu, e ninguém chega à esse destino, com uma vida onde o Nome de Cristo não seja glorificado. Gálatas 5:16
A morte de Cristo por nós DEVE fazer toda a diferença em nossa vida

Pedro fala da redenção usando um termo técnico referente à quantia paga para resgatar um prisioneiro de guerra. Ele também se refere à prática do AT, de sacrificar um cordeiro sem mancha nem defeito, ou seja, perfeito, para expiação dos pecados. JESUS é o CORDEIRO! ELE É O CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRA O PECADO DO MUNDO!!! João 1:29

Para refletir: Estou dando as costas para minha antiga vida? Reconheço de verdade que Deus é juiz e que julgará todas as pessoas (inclusive a mim), de acordo com nossos atos?



Leitura I Pedro 1:22-25

A nossa salvação resulta em atitudes, ou seja, o salvo frutifica como salvo, quanto à sobriedade, obediência, santidade e temor. Pedro aborda nesses versículos as conseqüências que nossa salvação deve produzir em nosso relacionamento com as pessoas que nos cercam, e o primeiro mandamento, ensinamento, fruto, é o amor.
 I Pedro 1:22
 I João 3:18
 João 15:12-13

Vers. 24 = perecível = seca, estraga, murcha
Vers. 25 = permanece para sempre

“Amai-vos uns aos outros...” vers. 22
 Sinceridade: não fingido, encenado, não só de palavras, mas com um amor genuíno, como o de Cristo por nós. O amor sincero não guarda rancor e nem finge amar, não é dissimulado, nem espera algo e troca.
 Ardentemente: Além de sincero, deve ser um amor ardente, intenso, ilimitado, sem restrições, um amor que vai até as últimas conseqüências. Faça uma escala de 0 à 5 para medir como está o seu amor pelos que te cercam..Veja o que se pode fazer para aumentar essa pontuação.
 De coração: ...bem aberto! Um amor caloroso, procede do coração aberto e disposto a amar e é expresso com o coração. Ele nos convida a amar os outros de coração, ardentemente e com sinceridade. Como está o seu coração para amar os outros? O que você pode fazer para colocar isso em prática?

Sincero, ardente, de coração..talvez isso custe muito, exija de nós um enorme esforço, até porque, sabemos que é fácil amar algumas pessoas, mas outras, na verdade achamos até impossível..MAS NÃO HÁ IMPOSSÍVEIS PARA DEUS! São justamente as pessoas que mais temos dificuldades para amar, que mais necessitam do nosso amor! Teremos de nos revestir de um espírito manso e tranqüilo para suportar ofensas e retribuir com amor. Lembrando sempre que um espírito manso não provoca perturbação e um espírito tranqüilo, não reage à provocações alheias.
Parece difícil, impossível, mas é desafiador e transformador!
Com a ajuda do Espírito Santo (João 14:26), tudo é possível!!!
O amor que sentimos pelos outros revela o tipo de amor com que amamos ao Senhor.

"O VERDADEIRO AMOR É...tardio para suspeitar, tardio para condenar, tardio para ofender, tardio para comprometer, tardio para repreender, tardio para depreciar, é tardio para exigir, é tardio para provocar, é tardio para embaraçar, é tardio para guardar ressentimento."

Nenhum comentário:

Postar um comentário