sábado, 22 de maio de 2010

ALELUIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Você sabia que....

Aleluia é uma transliteração do hebraico הַלְלוּיָהּ (Halləluyahebraico padrão ou Halləlûyāh tiberiano - Lendo-se da direita para a esquerda, como se faz em hebraico) a primeira parte da palavra Hallelu(הַלְּלוּ) significa "Louvem! Adorem!" ou "Elogio"; a segunda parte da palavra é Yah (Jah) (יָהּ), uma forma abreviada do nome de Deus, Javé. Yah ou Jah constitui a primeira metade do Tetragramaהוהי,(YHWH, IHVH, JHVH), o nome do Deus da Bíblia, pronunciado em português como Iawé ou Javé. Yah escreve-se com as letras yod (י) e he (ה), respectivamente a décima e a quinta letra do alfabeto hebraico. Portanto, aleluia significa "Louvem Deus Javé", ou "Adorem Deus Javé", ou "Elogio Deus Javé".
Esta palavra de elogio ou louvor a Deus é utilizada em cultos e orações da maioria dos cristãos. A forma latina aleluia é usada em muitos idiomas tanto por protestantes como por católicos em preferência à forma Hallelujah.
A palavra Hallelujah é usada no Judaísmo como parte das orações de Hallel. A palavra aleluia aparece 24 vezes no Velho Testamento da Bíblia cristã, que corresponde grosso modo aos conjuntos de livros Tanach (Torah, Neviim e Kethuvim) do Judaísmo. O termo é usado para iniciar e/ou concluir os Salmos (em hebraico תהלים, Tehillim), com exceção do Salmo 135:3. Aleluia aparece junto com a palavra "amém" no Salmo 106:48.
A palavra aleluia aparece quatro vezes no Novo Testamento, no livro do Apocalipse de São João, transliterado em grego como Αλληλούια.

Em alguns dialetos:
Africaner, armenio, Dinamarques, finlandes,ingles, italiano, holandes = hallelujah
Frances = alléluia
Galego – aleluia
Galês = haleliwia
Indonésio = pujian kpd Tuhan
Vietnamita = bài hát ca ngợi
Japonês = ハレルヤ
Albanes = zoti qoftë lëvduar
Alemão = halleluja
Arabe - هللويا الشكر لله
Azerbaijano = şükür
Bielo russo – аллилуйя
Búlgaro = Алелуя
Catalão – leluia
Chinês = 哈利路亚
Chinês tradicional = 哈利路亞
Coreano – 할렐루야
Crioulo haitiano = Alelouya
Croata , eslovaco, polones= aleluja
Espanhol – aleluya
Estoniano = halleluuja



Não importa o idioma....O importante é que no mundo inteiro, podemos ouvir LOUVADO SEJA O SENHOR!!!
ALELUIA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário