sábado, 27 de novembro de 2010

Cante somente as Escrituras!!

Há algum tempo atrás, postei aqui algo sobre os cantores gospel, falando da idolatria exagerada e sobre os altos cachês cobrados pelos cantores...
Mas recebi algo por e-mail, e louvo a Deus por que escreveu, (não sei quem foi!), mas tem a ver com o que eu penso sobre o louvor à Deus.

Não vou colocar tudo, porque o texto é grande, mas aí vão algumas partes:

1. Afirmamos que a música cristã deve ser centrada nas Escrituras;

A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações.

Colossenses 3:16 (Bíblia)

O texto diz que devemos ensinar uns aos outros através de salmos, hinos e cânticos. Logo, vemos que a música, além de louvar a Deus, serve para edificar aqueles que ouvem a letra. E quando isso acontece? Quando a palavra de Cristo habita em nós de um modo abundante.
Se uma teologia bíblica for abundante em nosso meio, a música será um instrumento de edificação; se não, será uma difusora de heresias.
Querem saber por que a música, hoje, é tão pouco bíblica?
É exatamente porque a Palavra de Deus não é abundante na mente dos cristãos.
Quer saber por que os momentos de louvor são tão mortos ou cheios de falso fogo? Porque não cantamos as Escrituras:

Profiram louvor os meus lábios, pois me ensinas os teus estatutos.

Salmos 119:171 (Bíblia)

Se ensinarmos os decretos do Senhor através das canções, os lábios dos cristãos transbordarão de louvor genuíno.

eu te louvo pelas tuas justas ordenanças.

Salmos 119:164 (Bíblia)

Precisamos perceber que os cânticos, salmos e hinos possuem um papel didático, como ocorria com os Salmos no povo de Israel. Comentaristas explicam que eles cantavam constantemente a Palavra sobre Deus, pois temiam que lhes sobreviesse o que Deus disse: “Se vocês se esquecerem de mim, os ferirei” (cf. Dt 6:12-16). É por isso, talvez, que Paulo nos alerta que nos mantenhamos cheios do Espírito

falando entre vós em salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração,

Efésios 5:19 (Bíblia.
Logo, esse é nosso apelo aos músicos da Igreja de Deus: Cantem a Bíblia! Que vocês possam dizer como o Salmista: “Os teus preceitos são o tema da minha canção...” (119:54) e “A minha línguas cantará a tua palavra...” (119:172).

2. Afirmamos que a música cristã deve ser baseada nos Atributos de Deus;
Medite nas palavras de I Crônicas 16:29, onde diz: “[...] Adorai ao SENHOR na beleza da sua santidade.” Perceba que esse texto nos manda adorar a Deus por conta de um dos Seus atributos: A Santidade. Veja, não é uma adoração vaga. Não é uma adoração vazia. Não é uma adoração baseada unicamente em emoções. É uma adoração baseada no que eu conheço de Deus. É exatamente isso que deve acontecer. Deus deve ser adorado não por conta de uma voz que nos leva a cantar ou por notas dissonantes que nos comovem, mas por causa dos atributos do nosso Criador e da Sua magnífica obra.
Se estudarmos a palavra “louvor”, nos surpreenderemos ao perceber que ela é um sinônimo da palavra “elogio”. Você não elogia ou louva uma pessoa porque está sentindo algum tipo de êxtase místico, mas por causa dos elogiáveis atributos dela. Percebemos isso se meditarmos no livro de Salmos. Veja quão ricos são tais louvores. Se você analisar com atenção, os atributos de Deus são vívidos naqueles hinos. Além disto, as ordenanças para adorar ao Senhor neste livro se baseiam constantemente em suas obras e atributos.
“Louvai ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.” (136:1); “Adorai o SENHOR na beleza da santidade.” (29:2) “Louvai ao SENHOR, porque o SENHOR é bom...” (135:3); “Louvarei o teu nome pela tua benignidade, e pela tua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome. [...] Todos os reis da terra te louvarão [...] E cantarão os caminhos do SENHOR; pois grande é a glória do SENHOR.” (138:2,4,5); “Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.” (139:14).

3. Logo, Afirmamos que a música cristã deve expor Cristo.
Se as Escrituras testificam de Cristo (Jo 5:39) e se Cristo é a revelação do Pai (Jo 1:18); a conclusão lógica disto é que a música cristã, ao seguir as duas primeiras condições, naturalmente irá expor Jesus Cristo. Assim, como Cristo deve ser o centro de todas as ações da Igreja (cf. I Co 10:31; Cl 3:17; Rm 14:23b), para que Jesus seja normalmente exposto nas músicas que o povo de Deus canta, as duas primeiras condições precisam ser seguidas. Se a música não for centrada nas Escrituras nem baseada em quem Deus é, ela não irá expor Cristo de um modo suficiente, sendo, assim, um pecado contra Deus.

********************************************************************************

Louvo ao Senhor por estas palavras!
Não consigo mais ouvir rádio, "louvam-se" amigas, papagaios e periquitos nas canções, louvores de auto ajuda, emocionalismo..
Precisamos somente das Escrituras! Sola Scriptura!!
O povo está verdadeiramente perecendo por falta de conhecer a Palavra!!
A Palavra de Deus nos cura, nos liberta, nos sara, dá alegria, nos consola, nos traz a paz!!

Que possamos louvar o Senhor, todos os dias da nossa vida, em todos os lugares aonde estivermos, não somente com canticos ou com palavras, mas principalmente com nossas atitudes!!

Bjks!!

Um comentário:

  1. Mto, mto, mto bom e bastante propício este tema...SOS!!!! Precisamos de adoradores e não apenas bons cantores!!! Precisamos de pessoas sensíveis à voz do Espírito Santo e às coisas que Deus quer falar às Igrejas!!!!Eu tbm não suporto mais ouvir rádio...Bjks querida

    ResponderExcluir