domingo, 17 de outubro de 2010

Sola Gratia (Só a Graça)

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie.

Efésios 2:8-9 (Bíblia)

Vamos falar sobre a Graça de Deus.

E o que é Graça?

Em toda a Bíblia, a palavra ‘Graça’ aparece por 323 vezes.
A palavra graça, em português, vem do latim gratus, “agradável” “amável” .
No grego, a palavra traduzida é ‘charis’, que significa: graciosidade, atrativos, favor, cuidado, ou ajuda graciosa, boa vontade.
Graça é o favor imerecido que recebemos...Por causa de nossos pecados o nosso merecimento é a morte, mas ele quis nos dar a vida, sem a merecermos.Vejamos o que somos sem Deus:

Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma! Pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado,
como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus.
Todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.
A sua garganta é um sepulcro aberto; com a língua tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo de seus lábios;
cuja boca está cheia de maldição e amargura.
Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.
Em seus caminhos há destruição e miséria;
e não conheceram o caminho da paz.
Não há temor de Deus diante de seus olhos.

Romanos 3:9-18 (Bíblia)

Deus, é o Criador de todas as coisas, talvez, Ele não seja o Deus que eu e você queremos que ele seja, mas ele é o Deus que é. Muitos procuram o Deus que dá coisas para serem usadas nesse mundo, raras são as igrejas que pregam o verdadeiro Deus, o que é Justo, de Amor, de paz, mas pregam o Deus que dá casas, carros, empresas...
Isso faz parte da nossa natureza, estamos sempre descontentes com alguma coisa, e pedindo que Deus faça algo por nós, muitas vezes nos esquecemos que Cristo morreu na cruz, para salvar nossa alma do inferno, não para acumular riquezas aqui na terra. A morte de cruz, foi para nos mostrar que todo preço, já foi pago, e não há nada que possamos fazer, nem pra mais, nem pra menos, para que o Senhor nos ame mais, ou para que deixe de nos amar...ELE ESCOLHEU NOS AMAR!!! E nos salvar, pela "loucura da pregação do evangelho".

Deus deu a lei para mostrar aos homens que é impossível ter um caráter, um comportamento, de acordo com a Sua justiça, a lei foi dada para que o homem fracassasse na tentativa de ser aquilo que Deus quer que sejamos, e por isso Deus se fez carne, habitou em nosso meio, cumpriu a lei, e mostrou a todos, que é possível viver sem pecar, sem errar, e nos deu o direito à eternidade, perdido por Adão e por sua descendência, pois nunca houve quem cumprisse a lei, "não há um justo, nenhum sequer".

E não ficou só aí, ele trocou o seu direito ao paraíso pela punição que estava destinada aos homens, "o castigo que nos traz a paz estava sobre ele".
Ele que merecia o gozo ficou com a punição e nós que merecíamos a punição ficamos com a salvação, "pela graça sois salvos, mediante a fé, e isso não vem de vós é dádiva de Deus".
A salvação é de Deus, é realizada por Deus, é aplicada por Deus, é garantida por Deus, para que a glória seja só de Deus.

Graça pode ser definida "como o favor eterno e totalmente gratuito de Deus manifestado na concessão de bênçãos espirituais e ternas às criaturas culpadas e indignas. A graça é a concessão de favores a quem não tem mérito próprio, e pelos quais não se exige compensação alguma da parte do homem".
Graça é Deus dar ao pecador aquilo que ele não merece, ou seja, a salvação. Graça é favor imerecido dado por Deus, sua bondade.

É exatamente por causa desta graça especial que Deus não rompe conosco, não cessa a sua aliança.

** Esta graça que é eterna foi idealizada antes de ser manifesta aos homens. Ela foi proposta antes de ser comunicada a eles:

que nos salvou e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos dos séculos,

2 Timóteo 1:9 (Bíblia)

como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade,
e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado.
Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,
que Ele tornou abundante para conosco em toda a sabedoria e prudência,
descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,
de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;
nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade,
com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperamos em Cristo;
em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;
o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória.

Efésios 1:4-14 (Bíblia)


** A graça que é soberana, que reina, é o que nos sustenta diante das nossas necessidades, das nossas fraquezas:

Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.

Hebreus 4:15-16 (Bíblia)


Jesus, nosso sumo sacerdote, pode se compadecer de nós, pois como homem, também passou pelo todo tipo de tentação e dificuldade, mas SEM PECAR!!!

** É dada! Por isso nada podemos fazer para tê-la, nenhum esforço, é de graça!!

Mas, se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça.

Romanos 11:6 (Bíblia)


** Para que sejamos regenerados (Segundo Dicionário Aurélio = Restabelecer o que estava destruído, arruinado. / Gerar ou produzir novamente. / Revivificar. / Reorganizar, reformar, melhorar.,Formar-se de novo), ou seja, a obra de Deus, é a única capaz de transformar uma pessoa má em uma pessoa boa

Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.

Tiago 1:18 (Bíblia)

sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre.

1 Pedro 1:23 (Bíblia)


** Para que sejamos santificados

Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,
tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.

Hebreus 12:14-15 (Bíblia)


** Para que desfrutemos dos benefícios da graça

Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,
ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente,
aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo,
o qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniqüidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.

Tito 2:11-14 (Bíblia)


** Para que sejamos edificados pela Palavra de Deus

vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo.

1 Pedro 2:5 (Bíblia)

Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça,
para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.

2 Timóteo 3:16-17 (Bíblia)
Nós somos o templo do Espírito Santo de Deus, e Ele nos edifica através da Palavra, da Bíblia!

** Para que recebamos consolação e socorro

E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo, e nosso Deus e Pai, que nos amou e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança,
console o vosso coração e vos conforte em toda boa palavra e obra.

2 Tessalonicenses 2:16-17 (Bíblia)


** E para que por fim nós glorifiquemos ao Senhor Jesus

para que o nome de nosso Senhor Jesus Cristo seja em vós glorificado, e vós nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.

2 Tessalonicenses 1:12 (Bíblia)


Esta graça abundante de Deus, deve nos levar a uma vida mais próxima, a uma vida mais comprometida com ele. A uma vida de maior louvor por sua bondade em nos salvar sem haver absolutamente nenhum mérito em nós.

Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça seja mais abundante?
De modo nenhum! Nós que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?

Romanos 6:1-2 (Bíblia)

É o modo que temos de ser gratos à Deus, a Jesus, por tão grande sacrifício, viver uma vida sem pecados, santa e reta e usando da mesma graça que Deus usa para conosco, com os outros, para que outros possam conhecer a Cristo, amando, respeitando, perdoando, lembrando sempre, que Deus nos perdoa, sempre, nos ama sempre, e não nos trata como deveríamos

Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos retribuiu segundo as nossas iniqüidades.

Salmos 103:10 (Bíblia)


Pq temos que ameaçar os filhos com as notas da escola?
Pq temos que ser tão duros, tão inflexíveis?
Já parou pra pensar se Deus nos tratasse da mesma maneira que tratamos os outros?
Nós queremos o perdão Divino, nós queremos que Deus use de misericórdia e paciência conosco quando caímos sempre na mesma tentação...

Termino com as palavras de Philip Yancey, em seu livro Maravilhosa Graça: A graça não justifica o pecado, mas resguarda o pecador. A verdadeira graça é chocante e escandalosa, ela abala nossas convenções com sua insistência, de chegar perto dos pecadores e toca-los com misericórdia e esperança. Ela perdoa o cônjuge infiel, ao racista, ao corruptor de crianças, ela ama o viciado que contraiu AIDS, tanto como o cobrador de impostos do tempo de Jesus.


Que possamos entender a Maravilhosa obra de Cristo, e que só a graça Dele nos basta para vivermos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário