domingo, 1 de abril de 2012

O Fruto do Espirito e...


Paciência


Esse estudo falou muito ao meu coração, pois afinal de contas, em todos os momentos do nosso dia, precisamos exercer a paciência, seja no trânsito, seja no trabalho...

Que Deus fale ao seu coração!


Todos nós temos nossos momentos de impaciência. Alguns podem estourar com mais facilidade, enquanto outros aguentam mais um pouco, mas é improvável que exista alguém que nunca tenha perdido a paciência em certo momento da vida. Talvez seja como a história abaixo: Um jovem pai estava em um supermercado empurrando o carrinho de compras com seu filho pequeno na cadeirinha para crianças. O garoto estava inquieto e irritadiço e os outros clientes do supermercado faziam cara feia ao ver o menino jogando enlatados no chão e fazendo birra. O pai parecia calmo e de maneira controlada falava num tom ameno: “Calma Mateus, olha o que você vai fazer...”. Uma senhora, olhando a paciência daquele pai, disse-lhe: “Estou gostando de ver como você é um pai paciente, tratando assim seu filhinho”. E olhando para o garoto, disse: “O que está incomodando tanto você, Mateus?” E o pai logo respondeu: “Não, minha senhora. Este é o Lucas. O Mateus sou eu”.



Pergunta: Você já perdeu a paciência com algo e depois ficou profundamente arrependido?



Neste estudo, vamos entender melhor como exercer uma paciência genuína através do Espírito Santo em nossas vidas.

1) Deus quer fazer você tão paciente quanto Ele é.

A grande verdade é que Deus quer fazer com que você seja tão paciente quanto Ele é. Mas Ele não nos deixa só para cumprir a tarefa. O Espírito Santo provê o necessário para que isto se torne verdade, ainda que gradualmente, numa paciência que é ativa tanto para com o cristão quanto para com o não cristão.

Leia Êxodo 34:6 e 1 Timóteo 1:15-16.

a) Quais são as características de Deus relatadas no versículo de Êxodo? De que maneira estas características se relacionam com a paciência?

b) De acordo c0m o texto de 1 Timóteo, qual a atitude de Deus em relação aos pecadores e incrédulos (como Paulo foi um dia)? O que isto ensina a nós no campo da paciência (principalmente em relação aos que não são do nosso “grupo”)?

2) Deus quer fazer você paciente com Ele.

Deus deseja que também sejamos pacientes com Ele (de modo mais claro, com aquilo que Ele está agindo em nossas vidas). Nossa impaciência revela uma falta de confiança naquilo que Deus está fazendo em nossa vida. Com esta atitude estamos dizendo a Ele: “Se você ao menos fizesse as coisas como eu acho que deveriam ser feitas, tudo ficaria bem”.

Leia Salmo 40:1-5.

a) Você já se viu impaciente com Deus alguma vez? O que você acha que fez Davi ter paciência com o agir de Deus?

b) Segundo o v. 4, qual o efeito primário da impaciência em relação a Deus? Qual o antídoto para isto, segundo o v. 5?

c) Com qual afirmação você mais concorda?

1) Eu confio em Deus até as coisas virarem de cabeça para baixo. Aí eu perco a direção.

2) Eu confio em Deus não importa a circunstância, pois sei que Ele tem o melhor pra mim.

3) Eu confio em Deus até eu não entender o que Ele está fazendo. Então a confusão invade meu coração.

4) Eu confio que Deus tem sempre o melhor pra mim, mas às vezes é difícil aceitar isto.

Por que você escolheu tal opção? Você se vê concordando com mais de uma afirmação? Há diferença prática entre as quatro posições?

3) Deus quer fazer você paciente com as pessoas.

Devemos sempre nos lembrar de que devemos ser pacientes com os outros da mesma maneira que queremos que eles sejam pacientes conosco, ou mais do que isto, como queremos que Deus seja paciente conosco. Certo autor uma vez narrou sua experiência como avô: Eu estava visitando minha filha e ao chegar à sua casa meu netinho logo me puxou para ver algo nos fundos da residência. Eles haviam encontrado um ovo intacto de passarinho e o

colocaram num ninho feito de algodão embaixo de uma lâmpada que o aquecia a uma temperatura controlada enquanto acompanhavam com expectativa a quebra da casca do ovo. Minha filha colocara um pequeno cartão em frente ao experimento que dizia: “Silêncio! Estou em desenvolvimento.” Pensei como seria bom ter pendurado em meu pescoço um cartaz: “Calma! Estou em desenvolvimento.” Toda vez que alguém chegasse perto de mim pensaria: “Ele ainda está se desenvolvendo. Ainda não está lá, mas mesmo com as falhas no processo, está se

desenvolvendo”. E eu pensaria o mesmo das outras pessoas.

Isto é o verdadeiro exercício da paciência.

Leia Mateus 18:23-35.

a) A parábola reflete o relacionamento de Deus conosco e como isto deve se refletir em nosso relacionamento com os outros. Pensando a partir desta ótica, como você pode comparar o que recebe da paciência de Deus com o que você tem de paciência com as outras pessoas? A proporção entre o que você recebe e dá de paciência está equilibrada?

4) Deus quer fazer você paciente com as circunstâncias.

As circunstâncias da vida não deveriam nos fazer perder a paciência. Os profetas do Antigo Testamento, os cristãos da Igreja do primeiro século e Jesus são bons exemplos da paciência que Deus espera de nós quando somos confrontados com as circunstâncias da vida.

Leia Tiago 5:10-11.

a) Quando exercemos a paciência que recebemos do Espírito Santo, somos os únicos abençoados ou também abençoamos as pessoas à nossa volta? E quando perdemos a paciência, acontece o contrário na mesma dimensão?

b) Você conhece alguém que é exemplo desta paciência divina? Como a atitude dela abençoa sua vida?

Se você permitir, o Espírito Santo pode moldar seu caráter de acordo com o Fruto do Espírito. É possível que ele use situações confrontadoras para que você possa exercer a paciência, mas o intuito dele é um só: fazê-lo uma pessoa cada vez mais parecida com Jesus Cristo.



Decisão final: Compartilhe com alguém do grupo alguma situação que faz você constantemente perder a paciência e aproveite a ocasião para tentar descobrir, em oração, a raiz deste comportamento.


Deus abençoe!!

terça-feira, 27 de março de 2012

A maturidade de Ana...

1 Samuel 2:6-8  "O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer ao Seol e faz subir dali.
O Senhor empobrece e enriquece; abate e também exalta.
Levanta do pó o pobre, do monturo eleva o necessitado, para os fazer sentar entre os príncipes, para os fazer herdar um trono de glória; porque do Senhor são as colunas da terra, sobre elas pôs ele o mundo."
Esse cântico/salmo, nasceu de um relacionamento pessoal entre Ana e Deus, através de dor, perseguição, humilhação.
Vamos conhecer o que levou Ana, a ter um coração cheio de gozo, gratidão e amor pelo Senhor, e que a história de Ana, venha servir de inspiração para todas as mulheres que amam e desejam conhecer à Deus!

Romanos 8:28 "E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito"
Tanto coisas boas como ruins, tudo coopera para nosso crescimento em Cristo, tudo coopera para que através de nossas vidas os propósitos de Deus venha a se concretizar, para que o Nome Dele seja glorificado.

Com Ana não foi diferente!
E a maturidade alcançada por ela em meio a dor, à frustração, a vergonha pode ser vista qdo ela entoa esse cântico/salmo reconhecendo a Soberania de Deus deve nos servir de inspiração, porque Deus, não quer só uma parte de nós, Ele nos quer por inteiro, Ele quer ser o Senhor de nossas vidas, em todas as áreas, Ele quer nos curar, nos sarar, para usar nossas vidas com poder nessa terra!
Trajetória de Ana: Cap. 1 de I Samuel
Ana esposa de Elcana, mulher estéril, não podia ter filhos porque Deus havia fechado sua madre. (SUA ESTERILIDADE ERA UM TRABALHAR DE DEUS!)
Temos que perder essa mania de que tudo é o diabo! Nossa vida é do Senhor! E até as lutas, as tribulações que passamos, tem permissão Dele . II Cor 4:16 = Porque nossa leve e momentânea tribulação, produz para nós eterno peso de glória!

Penina, esposa de Elcana, tinha filhos e se aproveitava disso para humilhar, envergonhar Ana.
Numa época em que o desejo de toda moça era se casar e ter filhos, pois era o que as honrava, Ana vivia em meio a sua esterilidade em total humilhação perante a sociedade.
Podemos relacionar nossa vida com a de Ana, temos que observar as situações que ocorrem em nossa vida, e reconhecer que tudo é o trabalhar de Deus. Quantas vezes temos também  áreas que são estéreis? Áreas de nossa vida que não produzem o fruto de uma vida de quem serve à Deus? No nosso relacionamento pessoal, familiar, conjugal, algo que em nossa vida traz desonra, vergonha...
Áreas em que devemos entregar o senhorio à Cristo!

Mesmo sendo humilhada e envergonhada, (não sabemos qto tempo isso durou!) Ana nutria em seu coração reverência e amor pelo Senhor, tanto que de ano em ano, subia à Casa do Senhor, para adorá-Lo. Ana sabia que só Deus podia ajudá-la, poderia fazer suportar tudo o que enfrentava. Como nós fazemos também, vamos à igreja, fazemos nossas petições. Adoramos à Deus...

Romanos 5:1-5 "Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por quem obtivemos também nosso acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus. E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança; e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

A adoração, a comunhão que Ana tinha com Deus enchia seu coração de paz, e alegria, de esperança, de fé .

Assim como enche o nosso coração!
Creio que a cada afronta, Ana depositava sua confiança em Deus! Mas não basta só crer em Deus, não basta só orar, devemos confiar e se entregar à Ele totalmente.
Deus ouvia as orações de Ana, a Bíblia não diz como eram feitas, o modo como Ana orava, não nos é mostrado, só sabemos que Ana não engravidava... Não sabemos se todas as vezes em que orava pedia um filho para mostrar às outras mulheres, pra mostrar ao marido que não era estéril..

Tiago 4:3 "Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites."
Quantas vezes pedimos coisas à Deus só para satisfazer o nosso ego?
E quantas vezes nos frustramos com Deus, justamente porque Ele não responde à essas petições?


... Enquanto nossa vida for para nossa própria honra, Deus não vai agir...


Como está sua vida? Como você tem se comportado diante das tribulações que  tem enfrentado? Tem confiado em Deus, ou na sua própria força? Como tem sido as suas orações diante de Deus?
O imediatismo pregado hoje, tem feito muitas pessoas estarem amarguradas, e frustradas, pois querem tudo pra ontem e se esquecem que Deus é o Senhor do tempo, dono de todas as coisas.

Geralmente qdo vamos pedir algo à Deus, saímos logo dizendo o que queremos, tentando manipular a Deus, cheias de vontade.."Deus , olha, o Senhor pode fazer assim, assim e assim, que tudo ficará ótimo!"

E quantas vezes ficamos amarradas à nós mesmos, sem sair do lugar...Muitas vezes nos zangamos com Deus, damos uma de filha mimada, dizendo Deus não me ama, Ele não se preocupa comigo, Precisamos aprender a pedir à Ele aquilo que está de acordo com Sua vontade!
Aqueles que confiam em Deus e se unem a Ele em oração aprende a conhecer os propósitos de Deus para sua vida. Aprende a esperar, a confiar, a descansar sabendo que Deus, sempre tem o melhor pra sua vida.

Deus não pode ser tratado como o gênio da lâmpada para satisfazer todas as nossas vontades, porque nossa vontade, de nós mesmos não pode produzir nada de bom, mas quando entendemos e compreendemos que mesmo em meio à dor, Deus tem o melhor para nós, experimentamos a boa perfeita e agradável vontade de Deus!

A bençao só vai chegar qdo você estiver pronta pra receber! Precisamos buscar crescer em Deus, conhecê-Lo, amadurecer Nele!
Tiago 1:2-4  "Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.

Deus quer nos abençoar, mas antes da benção chegar, Ele quer fazer de nós mulheres íntegras, cheias do seu Espírito,  conhecedoras de quem Ele é, do que Ele é capaz de fazer. É o que dá vida e que a tira! Tudo está nas mãos de Deus, Ele é o Senhor o Soberano que reina pra todo o sempre, Aleluia!

Ele vai muitas vezes nos passar pelo fogo, mas não vamos nos queimar, vamos passar por águas, mas nunca nos afogaremos, Ele quer você perto Dele, e fará qualquer coisa, ainda que para nós dolorida, só para que fiquemos junto à Ele. Ele faz a ferida, e Ele mesmo à liga,  Ele nos quer por completo, e precisamos nos entregar à Ele a ponto de desistirmos de nós mesmas, das nossas vontades. Foi o que aconteceu com Ana no momento em que se prostrou diante de Deus e rasgou sua alma!

João 12:24-26  "Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo caindo na terra não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á; e quem neste mundo odeia a a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna. Se alguém me quiser servir, siga-me; e onde eu estiver, ali estará também o meu servo; se alguém me servir, o Pai o honrará. 

Mas chegou um dia em que Ana não suportou mais, seu semblante caiu, sua alma estava amargurada, não conseguia mais comer só chorava e nada que Elcana fizesse, traria à ela a alegria que ela queria sentir ao ter filho.  
E no vers. 10 , Ana orou ao Senhor, chorando, e ela fez um voto com Deus, onde devolveria à Ele o filho que ela teria! Só uma pessoa madura espiritualmente faria algo assim! 

Qdo entregamos nossa vida pra Cristo, a vida deixa de ser nossa, e passa a ser Dele, então deixe que ele conduza sua vida, pois só Ele sabe o que é melhor p/ você!
Entregue ao Senhor aquelas áreas estéreis da sua vida, e deixe Ele completar a obra que Ele começou, pois Ele há de aperfeiçoar até o dia de Cristo !

Ana foi curada de sua esterilidade naquele momento em que ela devolveu a Deus aquilo que ela tinha como mais importante, a gestação.
Ela reconheceu a soberania de Deus, devolvendo à Deus o filho que Ele iria lhe dar. Ela obteve a vitória, quando permitiu que sua vontade morresse, para que a vontade de Deus prevalecesse.
Deus deve estar sempre em primeiro lugar em nossa vida . Nada pode roubar o lugar que pertence só a Deus.

Deus conta conosco! Ele espera que nós venhamos dar muito fruto!
João 15:1-5 "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor. Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer."

Deus deu a Ana filhos e filhas..Ela deu fruto!

O  segredo da vitória está em se humilhar debaixo da potente mão de Deus, para que no tempo certo Ele vos exalte!

Só uma pessoa madura em Cristo, que experimenta da bondade, da cura, da libertação que só Jesus traz, pode entoar um cântico/salmo como fez Ana!

Que você alcance maturidade em Cristo Jesus, que você possa louvar e engrandecer Seu Nome, em qualquer circunstância.


Deus abençoe sua vida!

O Fruto do Espirito e...



Paz



Se há algo que a humanidade anseia desde a queda do homem ante o pecado é Paz. Alguns, depois de buscá-la por toda a vida, acabam tendo sua lápide escrita com a famosa frase: “Descanse em paz”, na esperança de que ao menos após a morte ele ou ela venha receber o que tanto queria, após uma vida inteira de lutas e dificuldades. A vida de Jesus, entretanto, é o próprio paradoxo desta idéia. Não houve pessoa que, durante o tempo que viveu, esteve sob pressão e enfrentou sofrimentos maiores. O tempo todo estava sendo testado e pressionado pelos fariseus, sua atenção era disputada pelas multidões e pelos discípulos. Enfrentou ataques e não tinha onde repousar, até ser açoitado e morto com o tipo de execução mais cruel do império romano, a crucificação. Mas sempre que lemos sobre sua vida, suas atitudes e reações, uma paz inabalável é irradiada dos textos dos evangelhos para dentro dos nossos corações. Uma paz que nunca deixou de estar lá. Este é o tipo de paz que Jesus nos dá através do fruto do Espírito.



Pergunta: Há alguma coisa que costuma te irritar muito? O quê?



Neste estudo, vamos entender melhor e também experimentar a paz verdadeira que está à nossa disposição através do Espírito de Cristo.



1) A paz autêntica vem só de Deus.

Paz não se compra. Jesus a dá de graça como resultado de um relacionamento restaurado com Deus. Um autor britânico uma vez escreveu: “a ideia popular é que a parte mais quente da Inglaterra está no centro da ilha, longe das águas frias e ventos cortantes do mar inconstante. Mas o fato científico é justamente o contrário. O mar tem uma influência benigna, equilibrando o clima do litoral. O lugar mais frio na Inglaterra, de acordo com os gráficos, é bem no coração da ilha. Há certa graça que vem às praias de nossa vida e bate, sim, até chicoteia, ali; e ela tem mais do amor imutável de Deus embutida nela do que em todas as afeições que adoçam as ilhas da vida. Mar e terra certamente se encontram na tempestade, mas a nossa paz se encontra em meio a este turbilhão.” P. T. Forsyth.

Leia João 14:25-27 e João 16:33.

a) De acordo com as palavras de Jesus no trecho de João 14, o que é esta paz duradoura que receberemos de Cristo?

b) Diante de um mundo tão caótico e violento, como podemos evitar que nossos corações fiquem aflitos ou com medo?

c) Como a vitória de Jesus sobre o mundo pode nos dar paz, ainda em meio ao sofrimento?

2) A autêntica paz que vem de Deus é diferente de como o mundo conhece paz.

O mundo define paz de forma negativa, como sendo a ausência de conflitos, seja a discussão de um casal ou a guerra entre duas nações. A paz autêntica que temos em Cristo, entretanto, é positiva: é a plenitude de vida que recebemos em Cristo através de sua morte e ressurreição. Corrie Ten Boom, lançada num campo de concentração nazista por ter escondido judeus em sua casa durante a 2ª Guerra Mundial, escreveu sobre a paz que recebia de Cristo mesmo nas condições mais terríveis. Em um de seus livros ela descreve: “Eu olhava para Jesus e a pomba da paz entrava em meu coração. Eu olhava para a pomba da paz, e eis que... a paz ia embora.” (a referência que ela faz à pomba da paz não é à figura do Espírito Santo, mas à paz em si).

Quando firmamos nossa paz em qualquer outra coisa que não seja Jesus Cristo, ficaremos frustrados.

Leia Colossenses 3:15-17.

a) Como podemos deixar que a paz de Cristo seja o árbitro de nosso coração (ou o domine, como em algumas traduções)? Os vv. 16 e 17 têm alguma ligação com isto? Como?

b) A palavra de Deus, a instrução mútua, o louvor e a gratidão podem produzir paz em nossas vidas (v. 16)? Como?

c) Com qual afirmação você mais concorda?

1) Eu acho mais difícil ter paz quando as coisas estão caóticas.

2) Eu acho mais difícil ter paz quando não sei para onde minha vida está caminhando.

3) Eu acho mais difícil ter paz quando estou experimentando uma injustiça.

4) Eu acho mais difícil ter paz quando as pessoas à minha volta perdem a razão.

Por que você escolheu tal opção? Você se vê concordando com mais de uma afirmação? Comente.

3) A autêntica paz vai além de todo o entendimento humano.

Assim como a alegria do cristão, a paz também não depende de circunstâncias externas. Um missionário que trabalha numa zona de conflito no Oriente Médio escreveu o seguinte em uma de suas cartas de oração: Os conflitos e as mortes deixaram um profundo sentimento de desencorajamento na região e muitas vezes temos nos aproximado das zonas de conflito mais do que gostaríamos. Ontem uma amiga compartilhou algo que viu e que a lembrou do cuidado de Deus conosco. Ela viu um pastor que cuidava de seu rebanho de ovelhas perto de uma região onde havia intenso tiroteio. Toda vez que tiros eram disparados as ovelhas corriam assustadas. O pastor as tocava com o cajado e lhes falava calmamente, reunindo uma a uma no rebanho, que ficava quieto à seus pés, confiante. A cena se repetiu por diversas vezes, e sempre o pastor fazia questão de reafirmar à suas ovelhas de que estavam em segurança.

Nós somos como aquelas ovelhas e constantemente dependemos das palavras de segurança do Senhor Jesus para nos manter seguros e em paz no rebanho.

Leia Filipenses 4:4-7.

a) Você já experimentou uma ocasião em que se sentiu cheio de paz, mesmo em uma situação que não comunicava paz alguma a você? Qual foi sua fonte de paz, então? Compartilhe a experiência.

Para aquele que não conhece a paz que há em Cristo, pode parecer loucura ficar tranquilo e confiante quando tudo à sua volta está desmoronando. Totalmente diferente do processo de negação da

realidade, a paz do Espírito nos faz encarar os problemas com o coração sereno, confiantes que Jesus dará forças para suportá-lo e, a seu tempo, abrirá um caminho para solucioná-lo.



Decisão final: Compartilhe com alguém do grupo alguma luta ou problema que está tirando sua paz

e orem juntos pedindo que a presença do Espírito Santo se manifeste no Fruto da Paz.

Fonte de estudo: 8 IP de BH

Tomate recheado e assado...


É uma ótima opção para quem está dieta, tem poucas calorias!
Você vai precisar de tomates, ricota temperada e queijo parmesão!
Corte o tomate no topo, e cave um buraco para tirar as sementes. Reserve.
Amasse a ricota, acrescente umas 50 gramas de queijo parmesão e acerte o sal.
Eu acrescentei pimenta do reino moida na hora, e 50 gramas de castanha do Pará bem picadinha!
Recheie os tomates, cubra com queijo parmesão ou mussarela e leve ao forno até que os tomates aparente que estão murchos...
Sirva com uma salada!
Delicia!



domingo, 18 de março de 2012

O Fruto do Espirito e...


... Alegria



Em todas as épocas e culturas, sempre existiu uma tensão entre virtude e vício. Algumas vezes, era enfatizado que deveríamos agir deste ou daquele modo para buscarmos a virtude e escaparmos do vício. Para outros, era uma  questão interior: algo dentro de nós produz o bem ou o mal. Paulo, ao falar das obras da carne e do fruto do Espírito, menciona estas duas faces de uma vez só, mostrando que o que separa a virtude do vício em nossas vidas é tanto a origem (carne ou Espírito) quanto a forma com que é exercida (obra ou fruto). De qualquer maneira, a tensão entre carne e Espírito é sempre presente e tal tensão tem o efeito de roubar a alegria na vida de muitos que tentam viver em virtude, mas acabam por se entregar aos vícios. E alegria é algo com a qual não podemos viver sem.



Pergunta: Você conhece alguém que vive em constante alegria? O que você acha que faz ela ser assim?



Neste estudo, vamos entender melhor sobre a fonte e os efeitos desta alegria na vida do discípulo de Jesus.



1) A alegria cristã é maior que a felicidade secular e é encontrada na soberania de Deus.

Leia 1 Pedro 1:8-9. A alegria verdadeira e duradoura é encontrada em um genuíno relacionamento com o Deus Vivo e Verdadeiro. Se você nunca experimentou tal alegria, creia que é possível e se deixou de experimentá-la por algum motivo, é possível recuperá-la.

Leia Romanos 14:17-18; 15:13,32-33. Nossa alegria não é dependente de circunstâncias prazerosas, mas vem da parte de Deus e da paz eterna que temos nEle. Muitos acham que a presença de Deus é sombria e o simples fato de entrar num templo religioso faz com que o riso e a leveza saiam correndo. A pessoa que segue a Cristo deve experimentar um aumento na qualidade e frequência de suas risadas, pois com o Espírito Santo vem também a alegria.

a) O que gera alegria nas pessoas que não seguem Jesus? São as mesmas coisas que alegram o coração do cristão? Qual a diferença?

b) Paulo foi espancado, preso e sofreu diversas agressões, tanto de judeus quanto de romanos. Nas suas cartas, dá-nos a impressão de que ele era a pessoa mais feliz do mundo. Como ele podia manter a alegria diante de tantas adversidades?

c) Já que é impossível ficar livre das batalhas neste mundo, qual o segredo para permanecermos sempre em alegria de vida?

2) A verdadeira alegria não é eliminada pelo sofrimento.

Leia Tiago 1:2-4. A ausência de sofrimento não produz alegria, e a presença de dor não elimina a verdadeira alegria. Isto é muito claro para uma mulher quando dá luz a uma criança. A dor é intensa, assim como a alegria.

a) De acordo com a passagem de Tiago, como podemos considerar o sofrimento como motivo de alegria? O que nossos alvos de vida devem ser para que isto aconteça em nós?

b) Com qual afirmação você mais concorda?

1) Só terei alegria de verdade quando chegar aos Céus.

2) Eu posso experimentar alegria agora porque conheço Aquele que traz os Céus até mim.

3) Só posso experimentar alegria quando minha vida está livre de problemas.

Por que você escolheu tal opção? Você se vê concordando com mais de uma afirmação? Comente.

3) Encontramos a verdadeira alegria ao servirmos ao Senhor e uns aos outros.

Leia 2 Coríntios 8:1-2. Não há ninguém mais miserável do que uma pessoa egoísta. O Mar Morto, que retêm suas águas, não pode matar a sede de ninguém. Já o Mar da Galiléia, que deixar fluir de si a água que recebe, mata a sede de toda a população ao redor. Quando recebemos o amor de Deus através de sua Palavra e Espírito, temos uma abundância corrente para poder abençoar outros. Muitos têm como imagem de grande alegria o fato de comprar algum bem material ou ganhar algum prêmio. Entretanto, é impressionante ver como a alegria inunda nossas almas quando servimos outras pessoas.

a) Você já experimentou uma ocasião em que se sentiu cheio de uma alegria que vem de Deus? Ela foi duradoura ou logo passou? Compartilhe a experiência.

b) O que você costuma fazer quando se sente em falta desta alegria? Você tem separado tempo na agenda para se dedicar a isto?

Os valores do mundo tentam nos convencer de que ser feliz é possuir bens. Quanto mais bens temos (casa, carro, roupas, eletrônicos...), mais alegria teremos. Mas não existe alegria menos duradoura do que esta. Passado pouco tempo da aquisição, logo a felicidade vai-se embora e precisamos comprar algo mais para voltar a senti-la. Se há alguma adversidade presente, então, não há compra que dê jeito. Tente levar um celular novo para quem está tratando de um câncer agressivo e você verá isto na prática.

A alegria que Deus nos dá em sua presença e no ato de servirmos as pessoas é totalmente diferente. Ela não passa com o tempo e, à medida que permanecemos na presença de Deus e servindo-o, não há circunstância ou adversidade que possa roubá-la de nós. E ainda há uma enorme vantagem: seu preço já foi pago por nós por Jesus Cristo, ao morrer na cruz. É graça pura!



Decisão final: Compartilhe com o grupo uma atitude que você decidiu mudar diante deste estudo para colocar Deus em primeiro lugar, as pessoas em segundo e sua vida depois. Como você acha que isto trará alegria duradoura à sua vida?

Fonte de estudo: 8 IPde BH

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O fruto do Espirito ...


Nestes dias nos retiramos com alguns irmãos para descansar, fugir dessa aberração que é o carnaval, estar em comunhão e principalmente, aprendermos mais de Deus.

Estudamos o fruto do Espírito. Mas antes de falarmos do fruto, vamos conhecer as obras da carne.

Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia,
a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos,
as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.

Gálatas 5:19-21 (Bíblia)

Em nossa natureza humana não há bem algum. Por mais que a gente se esforce em praticar o bem, sempre acabamos por fazer algo errado.

A bíblia diz:

Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade.
a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.

Gálatas 5:22-23 (Bíblia)

Somente com a ajuda do Espírito Santo, é que conseguimos desenvolver o fruto do Espírito. É algo que vem de Deus, não de nós, não da nossa natureza, mas da natureza divina. Por isso não conseguimos sozinhos.

Vejamos então, como desenvolver o primeiro dessa lista, que é...

... o amor!


Leitura = Gálatas 5:13–26

Você já recebeu alguém em sua casa, mas deixou-a esperando na porta? E aquela pessoa que você deixa entrar, mas nunca além da sala de visitas? Outras pessoas têm acesso à cozinha e ao banheiro, enquanto algumas poucas entram nos quartos de sua casa. Abrir o armário, então... quem poderia? Muitos são os níveis de intimidade que temos com as pessoas de fora de nossa casa e à medida que a relação vai se estreitando e se tornando mais transparente, o acesso que permitimos destas pessoas aos cômodos de nossa casa (e de nosso coração) vai aumentando. Não seria estranho fazer a relação da casa com nossa vida. Quanto mais intimidade temos com alguém, mas acesso à nossa vida ela tem. A palavra chave para esta atitude é amor e quanto mais amamos uma pessoa, mais transparentes e abertos somos com ela e mais ela participa de nossa vida.

Pergunta: Se Jesus batesse na porta de sua casa, hoje, você o convidaria para entrar? Até quais cômodos você permitiria que ele fosse? Você ficaria incomodado se ele entrasse no seu quarto ou banheiro e abrisse os armários? Seja sincero.

Paulo, ao escrever aos gálatas, enfatizou a necessidade de refletirmos a vida do Espírito Santo em nós através de seu Fruto, que começa sendo descrito pelo amor. Vejamos algumas das características deste amor e como podemos crescer nele.


1) Para entender o Fruto do Espírito, temos que entender nossa natureza pecaminosa.

Leia Gálatas 5:16-21. O fruto do Espírito está no centro do ensino sobre a vida cristã. Antes de falar do fruto, Paulo mostra bem qual é o resultado de uma vida que não é guiada pelo Espírito Santo, que dá vazão aos próprios desejos e leva à completa destruição.

Leia Romanos 7:18-25. Paulo conhecia muito bem esta luta interna do bem contra o mal em nossas vidas, pelo poder do Espírito contra a carne. A salvação desta natureza pecaminosa vem tanto instantânea (quando entregamos nossa vida a Cristo) quanto gradual (quando buscamos a santificação de nossas vidas).

a) Você acha importante admitir que há um lado pecaminoso “morando” dentro de você, e que tenta impedir que você cresça no conhecimento de Deus? Por quê?

b) Você experimentou os dois tipos de transformação através de Cristo: a instantânea e a gradual? De que maneira Jesus transformou sua vida de uma vez só e em quais áreas você sente que está crescendo gradualmente?

c) Da lista de Gálatas 5:20,21, você pode celebrar uma vitória do Espírito em sua vida? Poderia contar um testemunho desta libertação?

2) Para dar fruto, devemos estar conectados à videira.

Leia Gálatas 5:13-15 e João 15:1-5. Não podemos usar nossa liberdade em Cristo como relaxamento para uma vida de pecado. Deus é a fonte de vida e apenas uma conexão através do Espírito Santo poderá nos fazer realmente frutíferos.

a) Muitas pessoas conseguem realizar várias coisas sem estarem conectadas a Jesus. Do que, então, Jesus estava falando em João 15:5? O que é possível fazer sem estar ligado à videira verdadeira, Jesus Cristo?

b) Qual afirmação mais reflete o seu modo de agir?

1) Controlo minha natureza pecaminosa com muita disciplina;

2) Não consigo controlar minha natureza pecaminosa, por isto já desisti de lutar contra ela;

3) Não consigo controlar minha natureza pecaminosa, por isto me lanço nas mãos Jesus;

4) Controlo minha natureza pecaminosa admitindo meus erros e recomeçando a cada vez.

Qual a diferença entre estas 4 posições? Há alguma diferença entre sua escolha e o que você gostaria de ter escolhido (ou o que você acha que seria o certo)?

3) Amor é o primeiro fruto do Espírito.

O amor cristão (chamado agápe) é radicalmente diferente do amor natural humano e é uma manifestação do fruto do Espírito Santo. O amor agápe é sacrificial e incondicional e tem sua concretização na pessoa de Jesus Cristo. Leia Filipenses 2:1-8. O amor gerado pela natureza humana é um amor que quer ser satisfeito. Fazemos coisas para as outras pessoas para que elas depois nos sirvam de algo que queremos. Damos carinho pensando em receber carinho, damos presentes querendo presentes de volta. Ajudamos para depois sermos ajudados. Mas o amor que aprendemos de Jesus é um amor encharcado de graça, que não pede nada em troca, pois seu objetivo final é abençoar. O texto de Filipenses é uma ilustração clara de como Jesus agiu (vv. 6-8) e como isto deve ser aplicado em nossa vida prática (vv. 1-5). Este é o grande desafio de todo aquele que quer seguir Jesus, e só podemos praticar isto na força do Espírito Santo, através do fruto do amor. Por isto, uma entrega pessoal a Deus é tão necessária, caso queiramos aprender a amar com o verdadeiro amor.

a) Você acha que é simples coincidência o fato de amor ser o primeiro na lista do fruto do Espírito?

b) De que maneiras o amor de Jesus por você é diferente do amor que você tem pelas outras pessoas? Que mudanças você deveria fazer em sua maneira de amar, para se aproximar do ideal de Cristo?

Certa família adotou como lema do dia-a-dia a expressão “Amor é ação”. O que parecia ser apenas um lema acabou se tornando um norte para as ações dos filhos, segundo o pai da família. Seu testemunho fala de diversas vezes em que viu suas filhas tomando a decisão de abrir mão de um bem próprio para abençoar outros em troca de nada. E ao fazerem isto, sempre repetiam o que haviam aprendido dos pais (principalmente com a atitude): “Amor é ação”.


Decisão final: Liste algumas oportunidades práticas de expressar o amor agápe às pessoas à sua volta. Ore e peça direção e estratégias ao Senhor.


Na próxima semana, estudaremos a Alegria!


Fonte de estudo: 8 IPde BH


Fim...Inicio!!

 Enfim, acabaram as férias e o carnaval...agora o ano começa!
Esse ano estou cheia de projetos e que o Senhor vá à minha frente para que todos eles se realizem!

Quebrantado - Vineyard

Procuramos amor em tantas pessoas...
Essa canção tem falado muito ao meu coração nesses dias.
Abra teu coração, e sinta esse amor!
Incomparável amor!



Eu olho para a cruz
E para a cruz eu vou
Do seu sofrer participar,
Da sua obra vou cantar
O meu salvador
Na cruz mostrou
O amor do Pai,
O Justo Deus
Pela cruz me chamou
Gentilmente me atraiu
E eu, sem palavras, me aproximo
Quebrantado por seu amor
Imerecida vida, de graça recebi
Por sua cruz da morte me livrou
Trouxe-me a vida, eu estava condenado
Mas agora pela cruz eu fui reconciliado
Impressionante é o seu amor
Me redimiu e me mostrou
O quanto é fiel


Que louvor mais verdadeiro!!!
Obrigada Senhor pelo seu imenso amor pela minha vida..
Não tenho palavras..

Deus abençoe sua vida!!

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Whitney Houston...Uma bela voz!


Fotos acima linda de viver e depois drogada..

Isso é o que as drogas e o álcool faz com as pessoas...DESTRÓI!!


Na noite que antecedeu sua morte, Whitney Houston subiu ao palco para cantar sua última música:
"Yes, Jesus Loves Me" (Sim, Jesus Me Ama).
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel
A cantora e atriz morreu na tarde em que aconteceria o Grammy Awards em Los Angeles, no quarto andar do hotel Beverly Hills Hilton às 3:55 pm, afirmou o site TMZ.

Fonte: Gospel+






Foi uma linda voz.. Quem nunca cantou I will aways love you...tema do filme O guarda costas?

Tomara Deus que no último minuto de sua vida, ela tenha estado com o Senhor...


"Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia."
 I Coríntios 10:12

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Na onda do Keep Calm...III


Mantenha a calma e confie no Deus Todo-Poderoso!

Na onda do Keep calm II....



Manter a calma e confiar em Jesus!
Sempre!!!!!

Tú me faz feliz.....


♫♪Força...Tú és minha força...Meu escudo..Minha força, minha porção, meu libertador, meu abrigo, Torre forte, meu socorro sim Tú és....

Que essa canção seja sua oração!!
Deus abençoe seu dia!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O Deus da aliança odeia o divórcio...





"Não aguento mais viver com ele(a)!"
Esta frase vem de casais, que após várias discussões, brigas e tentativas inglórias de salvar o casamento, entregam os pontos e partem rumo à separação. As estatísticas afirmam que dez anos atrás, havia menos de 100.000 divórcios no Brasil. Hoje são cerca de 200.000, e de cada dez casamentos em pelo menos um deles um dos cônjuges está se casando pela 2ª vez. Neste artigo, quero refletir com o leitor sobre o divórcio e gostaria de fazê-lo respondendo a três perguntas:

I) O que é o casamento aos olhos de Deus?
II) O que Deus pensa do divórcio?
III) Quais as causas do divórcio?

I - O que é o casamento?


Não há como discutir a questão do divórcio, sem antes entendermos biblicamente o casamento. Podemos afirmar que ele é uma instituição que nasceu no coração de Deus. Este é um princípio bíblico sobre o casamento - ele foi ordenado por Deus, não se trata de uma opção.
Pensamentos limitados do que seja o casamento:

1. O casamento é uma cerimônia pública realizada na Igreja.
2. O casamento é uma exigência legal do país e do meio social.
3. O casamento é um contrato entre duas partes.
4. O casamento é uma instituição.

O casamento aos olhos de Deus deve incluir tudo isto, porém vai além. O casamento é uma aliança. Aliança é o termo Bíblico que descreve a relação homem e Deus no processo de salvação. Nas Escrituras, uma aliança é um pacto solene que envolve um soberano e um vassalo. A aliança é imposta ao segundo pelo primeiro e acarreta bênção quando cumprida e maldição quando quebrada.
Quando alguém entra numa aliança, assume um inescapável compromisso. A Bíblia fala que Deus fez uma aliança conosco. E essa aliança é um vínculo inquebrável com Deus. Deus não quebra aliança e não nos permite quebrá-la também. Quando alguém que está em aliança com Deus, desobedece e não aceita as condições estipuladas por esta aliança, a conseqüência é a maldição, mas Deus não quebra Sua aliança.

O casamento, portanto, é nada menos que uma aliança estipulada por Deus. Malaquias 2:14 se refere ao casamento como uma aliança "E perguntais: Por que? Porque o Senhor foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança" e é por isto que Ele odeia o divórcio. No livro de Provérbios (2:17), Deus adverte contra a adúltera que lisonjeia com palavras, que "deixa o amigo da sua mocidade e se esquece da aliança com Deus". Note bem, ao deixar com quem ela se casou, é acusada de quebrar sua aliança.

O casamento é uma aliança, e por isto não podemos tratá-lo a nosso próprio gosto.

II - O que Deus diz sobre o divórcio?

O pensamento correto sobre a natureza do casamento dá o alicerce para sabermos o que Deus pensa do divórcio. Se o nosso Deus é um Deus de aliança, e Ele não quebra nem permite quebra de aliança, também não permite que o casamento seja quebrado. Como Deus não se divorcia do seu povo, assim ele não permite que marido e mulher se divorciem. Divorciar-se é quebrar o matrimônio da Aliança - Lemos em Ml 2:16 "Porque o Senhor Deus de Israel diz que odeia o divórcio ..."
Precisamos compreender o texto de Mt. 19:1-7 em que Jesus diz que o divórcio é proibido mas que foi permitido por causa da dureza do coração. Deus nunca intencionou o divórcio, pois este contraria a essência do casamento como uma aliança que nunca deverá ser quebrada, anulada. Você então pergunta: Por que foi dada a permissão para o divórcio conforme Mt. 19:7.

Jesus responde em 19:9 - "Quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério ...". Note bem que a única razão para o divórcio conforme Jesus é o adultério, e isto para proteger a parte inocente, e não para dar às pessoas uma maneira fácil de cair fora de um relacionamento desagradável. Fora do adultério, o casamento só pode ser dissolvido em honra, somente pela morte. Divórcio é o atestado do pecado humano.

O casamento é para todo o sempre - Em Mt 19:6 Jesus afirma que "... "aquilo que Deus ajuntou não separe o homem"
Ele permitiu mas não deu a Sua bênção. Mesmo no caso de adultério, devemos perceber que o caminho de Deus não é o divórcio mas o perdão. Embora permitido, não é Seu desejo.

III - As causas do divórcio:

Se divórcio é o atestado do pecado humano, precisamos agora colocar algumas das mais freqüentes razões humanas para a separação. Quais são as razões ou causas da separação entre os casais? Gostaria de mencionar pelo menos quatro causas:

1. Descuido da vida cristã dos cônjuges
2. Ausência do perdão
3. Indisposição à mudanças necessárias
4. Ausência do amor

1 - Descuido da vida espiritual dos cônjuges:

Um escritor do século passado, certa ocasião disse à sua esposa: "Minha querida, quando amo mais a Deus, amo você da maneira como deve ser amada". Quanto há de verdade nesta afirmação! Quanto mais nos aproximamos de Deus, mais nos aproximamos do nosso cônjuge.

A crise em um casamento já é sintoma de que há uma crise espiritual. Lemos nas Escrituras que "se o Senhor não edificar o lar em vão trabalham os que o edificam" Sl 127:1. Nosso casamento precisa ser regado à oração e leitura da Palavra. Qual foi a última vez que você orou com seu cônjuge? Quando foi que vocês sentaram juntos para estudar a Palavra de Deus?
Se não damos lugar a Deus no relacionamento marido-mulher, não há muito o que fazer para resistir à crescente degradação e enfraquecimento da relação a dois.

2 - Ausência de perdão:

Sem a disposição para o perdão, nenhum casamento consegue sobreviver por muito tempo. Quantos comentários negativos que aparentemente são inofensivos, mas vão penetrando sorrateiramente no relacionamento infligindo mágoa e ressentimento e destruindo os sentimentos mais ardorosos.

Quantos problemas antigos e mal resolvidos sempre voltam às discussões atuais. Quando o cônjuge permite que os fantasmas do passado continuem assombrando o presente, reavivando antigas amarguras, eles fazem com que as cicatrizes e feridas passadas não se fechem e se curem.
Quem não perdoa está matando aos poucos o sonho do casamento. (Cl. 3:13).

3 - Indisposição à mudanças necessárias:

Se formos bem honestos, teremos que admitir que nem tudo em nosso cônjuge nos agrada. Há hábitos, manias, comportamentos que nos irritam e nos tiram do sério. Porém isto é normal em qualquer casamento. Precisamos aceitar o fato de que somos diferentes do nosso cônjuge em muitas coisas, afinal viemos de famílias diferentes,de costumes e valores que nem sempre são os mesmos. Não obstante termos diferenças que são de nos mesmos, há muitas coisas em que precisamos ser mudados, e o que causa tensão no casamento é que os cônjuges não querem mudar, não se dispõem a mudanças necessárias para o bom convívio entre marido e mulher; pelo contrário, concentram grande esforço em tentar mudar o outro. Tal atitude cria fortes resistências, o cônjuge não muda e começa a cobrar mudanças no outro, acentua os defeitos e minimiza as qualidades.

4 - Ausência de amor:


"Eu não o amo mais". Esta é uma frase comumente usada pelos cônjuges em crise para dar plausibilidade e legitimidade ao divórcio. Mas como tudo o que é dito nas Escrituras, o amor também sofre de má compreensão. O amor não é um sentimento para ser vivido apenas em bons momentos a dois, ou só na lua-de-mel. Conforme Cristo disse, o marido tem que amar a esposa como Cristo amou a Sua Igreja - dando sua vida por ela. Amor é a decisão de agir em favor do outro. Temos que abandonar aquele tipo de amor-fantasia, amor de novela, amor emocional. Amar é desempenhar atos de amor. Amar é ser gentil com o cônjuge, é procurar atender às necessidades do outro, é saber ouvir, é ser paciente, é não procurar seus próprios interesses, é não ser egoísta, é não mentir ao outro, é ter palavras de elogio e não de crítica, etc. ... A ausência destas atitudes sufoca e estrangula o casamento.

O divórcio não oferece uma oportunidade fácil de começar uma vida nova. Lembre-se que sempre que desobedecemos a Deus sofremos conseqüências. Você leva cicatrizes do divórcio consigo para sempre.

Note as palavras de um irmão após alguns anos de seu divórcio:
"Acho que a morte é mais fácil de suportar do que um divórcio, porque nela existe um fim. O divórcio simplesmente não acaba".

A Bíblia afirma inegociavelmente: "aquilo que Deus ajuntou não separe o homem". Ferir este princípio é atrair desastrosas consequências.

Alguma coisa a mais ainda poderia ser dito aqui sobre este assunto; talvez algumas medidas de prevenção. Contudo, entendo que a melhor maneira para se prevenir ao divórcio é começar combatendo as suas causas: Monitore sua vida espiritual e comece a levar Jesus para dentro de seu casamento, aprenda a perdoar ao invés de guardar ressentimentos, esteja disposto a promover mudanças significativas em seu relacionamento, ao invés de cobrar mudanças, e tome a decisão de amar seu cônjuge.
Que o Deus da aliança abençoe seu casamento !

Fonte: Amor Conjugal