terça-feira, 31 de julho de 2012



Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1 Tm 2.1-4).
Existem seis armas terríveis que o Diabo usa para paralisar a vida de oração dos crentes:

1. Cansaço!

Como é paralisante o cansaço que o impede de perseverar na oração! Mas é justamente na oração que você supera esse estranho cansaço, pois a Bíblia diz: “Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” (Is 40.29,31). Entregue-se à oração, e você encontrará o descanso verdadeiro.

2. Distração!

Você não consegue se concentrar? Outros pensamentos vêm à sua mente quando você quer orar? Durante a oração, de repente você percebe que seus pensamentos estão bem longe? Essas são armas do inimigo que você derrota orando em voz alta. Davi diz no Salmo 55.16-17: “Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. À tarde, pela manhã e ao meio-dia, farei as minhas queixas e lamentarei; e ele ouvirá a minha voz”. Ore com voz forte e audível, e as distrações não terão poder sobre você!

3. Inquietação interior

Uma inquietação inexplicável tomou conta de você? Justamente dessa inquietação é que você pode se livrar quando ora. Seja qual for a causa – pecado, nervosismo ou incredulidade – a Bíblia diz: “Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado” (Sl 55.22). E mais: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu” (Sl 42.11). Somente na oração você receberá ajuda para se libertar da inquietação de seu coração.

4. Pressa

A arma que Satanás provavelmente usa com mais sucesso contra os que querem orar é a pressa. O que diz a Escritura em Eclesiastes 8.3a? “Não te apresses em deixar a presença dele.” Não devemos ter pressa em deixar a presença do Senhor. Qual é a causa de sua pressa? A montanha de trabalho que espera por você! Seu trabalho parece não ter fim? Mas é justamente na oração que você recebe as condições para fazer seu trabalho bem feito e com rapidez. Quanto mais tempo você ora, mais trabalha. Sei muito bem que isso contraria nossa lógica, mas milhares de experiências confirmam essa receita, e a Bíblia diz em Isaías 55.2-3a: “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares. Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá.” Através da oração constante, suas tarefas diárias serão supridas pelas fontes divinas de força. Admirado, você reconhecerá que o tempo que passou em oração fervorosa foi a melhor maneira de usar seu tempo, e a terrível arma da pressa terá perdido seu poder destrutivo sobre você.

5. Desânimo

O desânimo é uma arma que neutraliza muitas pessoas que oram. Desânimo é começar e parar. Desanimar é não olhar para longe o suficiente. A Bíblia diz: “Olhando firmemente para Jesus”. Esse olhar para cima, para Jesus, é desviar o olhar das coisas visíveis ao nosso redor e voltá-lo para Jesus – voltar-se para Ele orando! Você está desanimado por causa de sua fraqueza espiritual, desanimado por seus fracassos, desanimado pela dureza de coração das pessoas, desanimado pelas tristes circunstâncias em que vive? Paulo exclama em 2 Coríntios 4.8 que em tudo ficamos “perplexos, porém não desanimados”. Por quê? Porque ele era um homem de oração. Isaías conclama: “Fortalecei as mãos frouxas e firmai os joelhos vacilantes. Dizei aos desalentados de coração: Sede fortes, não temais. Eis o vosso Deus. A vingança vem, a retribuição de Deus; ele vem e vos salvará” (Is 35.3-4). Existe apenas um meio de nos livrarmos do desânimo e do desalento em nosso coração: através da oração. Enquanto escrevo estas linhas, parece que poderes das trevas tentam me impedir de dizer as coisas como elas são. Sei que Satanás faz todo o possível para deixar você tão desanimado a ponto de não conseguir crer que a oração de fato lhe abre as fontes divinas. Mas em Nome de Jesus esses poderes estão derrotados! Suplico a você que está desanimado: Ore! Faça hoje um novo começo! Diga em voz alta: “Eu escolho a vontade de Deus e, em Nome de Jesus, rejeito a vontade de Satanás”. A vontade de Deus é que você ore. A vontade de Satanás é que você se cale.

6. Preguiça

A preguiça é uma arma traiçoeira que Satanás usa contra aqueles que desejam se tornar pessoas de oração. É a arma da carne, a sensação de impotência. Você se ajoelha, quer orar, mas não consegue dizer uma única palavra. Tudo parece muito difícil. A carne não consegue orar. Como você consegue se livrar dessa incapacidade e dessa preguiça? A resposta é: ore com a Bíblia! Leia em voz alta as promessas que falam da oração. Jesus disse: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis, batei, e abrir-se-vos-á” (Mt 7.7). Diga simplesmente a Deus: “Senhor, não consigo pedir, mas Tu dizes na Tua palavra que eu devo pedir, pedir com perseverança”. Exponha a Ele toda a sua miséria. Não fique calado! E enquanto você fala com Ele e lê Sua Palavra, de repente perceberá a faísca da oração acendendo seu coração, fazendo desaparecer sua preguiça e sua indolência, e suas orações alcançando o trono da graça.





domingo, 15 de julho de 2012

Pizza!!!

Como boa paulistana que sou, adoro uma bela pizza!!
Hoje moro no Rio de Janeiro, e confesso que a pizza daqui, não é como a de lá...e dez anos depois, só aprovei a de dois estabelecimentos...Sendo assim, o negócio e colocar a mão na massa!!

Essa massa é super prática e deliciosa e não gasta praticamente nada!!

250 gr de farinha de trigo de boa qualidade
1 pitada de sal
1 colher de sopa rasa de açucar
125 ml de água morna
15 gr de fermento fresco
1 gema
1 fio de azeite

Se não quiser colocar a gema, não altera em nada!!!

Modo de preparo:

Coloque na água morna (quase fria!) o fermento e mexa bem até dissolver.
Numa tigela, coloque a farinha de trigo, a gema, o açucar, o azeite, o sal, e acrescente o fermento dissolvido. E mão na massa!!!
Numa bancada (ou na pia mesmo!!) sove bem a massa!! Deixe descansar por 20 min, abra com um rolo, coloque numa assadeira untada com um pouco de óleo e enfarinhada, e coloque para pré assar.. A massa fica meio crocante!
Quando estiver "bronzeada" de leve, retire, e monte o recheio à seu gosto!

Caso não queira pré assar a massa, você pode montar o recheio diretamente após o descanso da massa e coloque prá assar. Assim a massa fica mega fofa!!
O tempo de cocção, depende do seu forno!

Segue uma fotinho da que acabei de preparar...e está indo ao forno!



Molho e tomate, mussarela, parmesão, requeijão cremoso, azeitona, orégano e lombo canadense..


Faz e me conta!!!




domingo, 8 de julho de 2012

Adorar...É tudo o que podemos fazer!

Hoje estava assistindo ao DVD "Sol da Justiça" - Diante do Trono 14, e no Making Of, sobre algumas difuculdades com a gravação do DVD,  Ana Paula Valadão Bessa diz;

" (...) Nós enfrentamos dificuldades sub-humanas...Ninguém podia parar a chuva. Nós orávamos, mas o nosso Deus, que é TODO PODEROSO, se Ele não parasse a chuva, a gente só podia louvar e agradecer, porque Ele estava no controle, Ele tinha um propósito.
E a nossa fé foi realmente provada, porque em todos os anos, Deus parou vento, Deus parou chuva, Deus deu tantos livramentos, e desta vez Ele estava permitindo a gente ser testado. (...) Eu fiquei arrasada, por alguns momentos, eu não entendia nada, eu não conseguia compreender, às vezes nossa fé não é suficiente, mas conhecendo Deus, como a gente conhece, e tendo prova do amor Dele por nós ali no calvário, cala qualquer questionamento nosso, e a gente só pode adorar (...)"

Muitas vezes passamos por situações, que infelizmente não podemos fazer nada. É muito bom quando estamos no controle, quando podemos, por nós mesmo ditar o caminho a ser trilhado. Mas a vida do servo de Deus, é viver como Ele quer, é trilhar os caminhos que Ele tem prá nós.. Muitas vezes, o que Ele tem NÃO é o melhor que a gente espera, mas TUDO o que Ele faz, é bom, perfeito e agradável. Tudo para aquilo que for propósito Dele ser honrado, Dele ser glorificado, é para onde Ele nos conduzirá...

Muitas vezes a chuva não vai passar, o vento não se calará, ou Ele não vai dar o livramento, e nem assim, Ele deixará de ser Deus, deixará de nos amar...Pois só Ele sabe o que é bom para nós.

“Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”  Romanos 8:38-39

"Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós." Romanos 5:8


DEUS JAMAIS PERDE O CONTROLE!!
ELE JÁ ESCREVEU O FIM DA HISTÓRIA!!
E quando os sonhos se frustram, tudo o que podemos fazer é ADORAR!



Deus abençoe!




domingo, 17 de junho de 2012

Porque Maria não pode interceder por alguém??


Afirmação corriqueira de um católico romano: "Por que os evangélicos odeiam Maria, a mãe de Jesus?"



Nada mais improcedente! Os crentes em Cristo não detestam a Sua mãe, pelo contrário, a tem em grande estima. Prova é que, seguindo sua ordem aos empregados na festa de casamento em Caná, fazemos tudo o que Jesus nos manda (cf. João 2:1ss). E tudo que o que Jesus nos ordena está revelado em Sua Palavra.

Por isso mesmo, não damos a Maria glórias que não lhe cabem. Contudo, não a destratamos por isso, pois a Bíblia diz que Maria foi bem-aventurada entre todas as mulheres (Lucas 1:48). Ela foi a mãe do Senhor Jesus, por isso, devemos respeito, admiração pela mulher que foi: um exemplo de crente em Cristo!

Geralmente as críticas aos evangélicos neste âmbito advêm do pouco conhecimento em relação à história desta magnífica personagem bíblica. Também, não é para menos, pois a vida de Maria – ou o pouco de sua trajetória – é relatada apenas nos quatro evangelhos e no início dos Atos dos Apóstolos. Depois disso, não se tem mais menção à vida de Maria, nem mesmo nas três epístolas universais e no livro de Apocalipse de autoria do Apóstolo João (a quem Jesus incumbiu os cuidados de Sua mãe, cf. João 19:16,17).

Pois bem, onde os Escritos Sagrados se calaram sobre a vida de Maria – até porque não era ela o centro das Boas Novas, mas, sim, Jesus –, a tradição "completou" com seus relatos. Eis aí o maior problema: esses relatos distorciam a visão sobre esta humilde serva do Senhor, chegando a contrariar as Sagradas Escrituras. Está aí o princípio da visão distorcida da vida da mãe de Jesus.



Maria e seus títulos



Os evangélicos não atribuem à mãe de Jesus títulos como "Mãe da Igreja", "Rainha" e "Senhora" simplesmente porque a Bíblia em o Novo Testamento não lhe denomina assim. Tais títulos não são encontrados nos quatro evangelhos, nos relatos dos Atos dos Apóstolos, nas epístolas apostólicas e no livro de Apocalipse. Vale salientar que no Novo Testamento temos um Evangelho, três Epístolas Universais e o último livro, Apocalipse, escrito pelo discípulo João, que cuidou de Maria, por ordem de Jesus (cf. João 19:16,17).

Cabendo ainda ressaltar que nenhum dos apóstolos ou escritores sagrados fala de Maria como "mãe da Igreja". A Igreja tem um Noivo: Jesus (cf. Apocalipse 19:7), que também é a "cabeça da Igreja" (cf. Efésios 4:15; 5:23).

Em segundo lugar, o título "Rainha" tem uma referência no Antigo Testamento, já que era assim denominada uma divindade pagã: "rainha do céu" (cf. Jeremias 7:18ss), adoração a qual irava ao Senhor. Interessante notar que o título àquela divindade pagã é o mesmo concebido por muitos católicos romanos à mãe de Jesus. Geralmente a defesa destes é que, por Maria ser a mãe de Jesus, e Ele sendo Rei (cf. 1 Timóteo 6:15), então, ela seria "rainha" por consequência. A mãe do médico é médica? Não necessariamente, não é mesmo? Se Maria fosse "Rainha", a Bíblia o declararia. Não é o que se vê nas Sagradas Letras!

Por fim, tem-se o título de "Senhora" que também é dado à mãe do Salvador Jesus. A Bíblia declara que há "um só Senhor" (cf. 1 Coríntios 8:6) e que não devemos servir a "dois senhores", ou se agradará a um ou se agradará ao outro (cf. Mateus 6:24). O argumento de que Maria é "Senhora" porque Jesus é Senhor também não encontra respaldo aqui. Nem há necessidade de dizer por quê. Nenhum dos discípulos ou apóstolos chama Maria pela alcunha de "Senhora", nem mesmo Lucas, que em seu Evangelho detalha a visita de Maria à sua prima Isabel, que declara, cheia do Espírito Santo, que Maria é a mãe do Senhor dela (de Isabel)1.

A Palavra chama Deus de "Deus dos deuses" (cf. Daniel 11:36), e sabemos que não há deus além do nosso Deus (cf. Deuteronômio 32:39), então, sendo Deus também "Rei dos reis" e "Senhor dos senhores" (cf. 1 Timóteo 6:15), afirma-se também que não há outros "reis" e "senhores", embora saibamos nós que sejam títulos terrenos, mas em se tratando da esfera divina, não há outros "reis" nem outros "senhores", só Jesus é o "Rei dos reis e Senhor dos senhores".

Mateus, Marcos, Lucas, João, Paulo, Pedro, Tiago e Judas, escritores do Novo Testamento, em nenhum momento chamam Maria por nenhum desses títulos ("Mãe da Igreja", "Rainha" e "Senhora"), e sabemos todos que estes sacros escritores foram inspirados pelo Espírito Santo de Deus, que não é de confusão. Se fosse para chamarmos a mãe de Jesus por estes títulos, o sábio Espírito Santo teria inspirado aos escritores a assim escrever. Porém, como vemos, não há menção deles, não é verdade?



Intercessão de Maria?



Jesus declarou claramente que Ele é o CAMINHO que leva até Deus (cf. João 14:6). Paulo declara que há UM SÓ MEDIADOR entre Deus e os homens: Jesus Cristo (cf. 1 Timóteo 2:5). Só estas duas referências bastavam para afirmar cabalmente que não há outro intercessor, mediador entre nós e Deus, a não ser Cristo Jesus. Ora, só Jesus é 100% Deus e 100% homem, logo, só Ele pode ter essa função.

Vejamos os fatos que concorrem para não se crer numa intercessão mariana. Primeiro, em NENHUM LUGAR do Novo testamento vemos algum texto dizendo para rezarmos a ela, pedirmos sua intercessão. Nem João, seu "filho adotivo" (cf. João 19:16,17), a menciona como medianeira, intercessora! João escreveu o Apocalipse aos 90 anos, tempo o suficiente para Maria estar no céu, intercedendo pelos cristãos (se isto fosse possível). Mas em nenhum de seus escritos (Evangelho, as três Epístolas Universais e o Apocalipse) João faz menção a isso.

Em segundo lugar, Maria não é e nunca foi divina, logo, não tem nenhum dos atributos que são unicamente do Todo-Poderoso: a Onipresença, a Onisciência e a Onipotência. A primeira, Onipresença, quer dizer que Deus pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo. A segunda, Onisciência, diz que Deus sabe de tudo antes que aconteça, que Ele sonda os pensamentos. Já a terceira, a Onipotência, diz que Deus pode todas as coisas. Maria não poderia estar nem em dois lugares ao mesmo tempo, que dirá em mais de um bilhão de lugares simultaneamente, já que o número de católicos romanos é em torno disso. Tampouco Maria teria poder para atender sequer um desses fiéis. E não me digam que os católicos não crêem que é Maria que lhes dá a bênção, porque é assim que crêem. Só Deus pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, só Ele pode conceder bênçãos e só Ele sabe de todas as coisas, pois Ele é Deus!

Outro fato a ser notado, quando o Apóstolo João foi ao céu em visão, ele viu Maria? Vasculhe do primeiro ao último versículo de Apocalipse e você não encontrará nenhuma referência sequer à mãe de Jesus. Muito menos que ela está à destra de seu filho, intercedendo pelos cristãos. Simplesmente porque ela ainda não está no Céu dos céus, ela está no Paraíso, ou Seio de Abraão, descrito por Cristo na história do Rico e Lázaro (cf. Lucas 16:20ss; 20:43). É para lá que vão aqueles que morrem (dormem) em Cristo e que ressuscitarão no Arrebatamento da Igreja (cf. 1 Tessalonicenses 4:16ss). Tão simples e tão claro! Está lá, na Bíblia, examine-a!



Oração mariana: Ave Maria



Como vimos acima, para que Maria atendesse alguma oração, seria necessário que ela tivesse alguma característica divina – pelo menos, a Onipresença. Porém, a Bíblia diz que não há outro Deus além do nosso Deus (cf. Isaías 43:11; 44:6; 45:6), e que Ele não reparte a Sua glória com outra pessoa (cf. Isaías 48:1). Logo, não há um ser, além de nosso Deus, que tenha Seus atributos: só Ele é Onipresente, Onipotente e Onisciente! Nem mesmo os anjos, que são superiores a nós, podem estar em dois ou mais lugares ao mesmo tempo.

Outro fato merece menção: a oração da "Ave Maria". Diz a oração: "Ave, Maria Cheia de Graça. O Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres. Bendito é o Fruto do vosso ventre: Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém". A referida oração tem base em Lucas 1:28. Mas só a base mesmo, pois a metade dela é extra-bíblica, chegando também a ser anti-bíblica.

Senão, analisemos: o termo usado em grego em Lucas 1:28 pelo anjo do Senhor para saudar a Maria não é "cheia de graça", mas "agraciada". Se você puder ter acesso ao texto original, verá que, para se referir a Jesus, o termo "cheio de graça" é πλήρης1 χάριτος2, em grego (cf. João 1:14). Esta expressão ("cheio de graça") é usada para se referir a alguém que concede algo a outra pessoa. Neste caso, é usado corretamente, pois sabemos que Jesus nos concede graça, ou seja, favores que não merecemos. No caso de Maria, o anjo jamais usaria o termo "cheia de graça", pois ela estava sendo "agraciada", contemplada, presenteada por Deus, no fato de ser a mãe dAquele que viria a salvar o mundo. Neste caso, em grego, o termo usado pelo anjo para Maria foi κεχαριτωμένη3, em grego. Como se pode ver, πλήρης χάριτος ("cheio de graça") não é igual a κεχαριτωμένη ("agraciada").

______________

1. πλήρης,a: cheio; completo.

2. χάρις,n: graça; favor imerecido.

3. κεχαριτωμένη: agraciada; favorecida; abençoada.

Deus não tem mãe, pois Ele não nasceu, não foi criado. Ele é o Criador de todas as coisas (cf. Gênesis 14:19). Certo que Jesus é Deus, mas também Ele é homem, e, como homem, é que Ele tem mãe, não como Deus.

A outra parte da oração que diz: "rogai por nós pecadores", também não condiz de maneira alguma com o ensino bíblico. A Bíblia fala apenas de um Intercessor (cf. Romanos 8:34), Mediador (cf. 1 Timóteo 2:5) e Advogado (cf. 1 João 2:1): este Alguém é Jesus. Ainda sim, como pode alguém que morreu interceder pelos vivos. E se a questão levantada for que a Bíblia não fala da morte de Maria, isso não quer dizer que ela não tenha morrido, pois também a mesma Bíblia não relata a morte de seu esposo, José. E, no entanto, não sabemos todos que José, pai adotivo de Jesus, morreu? Sobre este assunto, trataremos mais à frente.

Por fim, se Maria estivesse a interceder pelos cristãos, por que João, aquele que cuidou dela a pedido de Jesus, não a viu em sua visão lá do Céu, no Apocalipse? Simplesmente porque tal fato não encontra apoio bíblico.

Se Maria não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo (e sabemos que não pode mesmo!), então orar a ela também não tem sentido.



Ascensão de Maria aos céus?



É outra crença que merece apreço: a suposta subida de Maria aos céus. A ascensão de alguém aos céus é algo tão extraordinário, que merece menção na Bíblia. Tirando a ida de Cristo aos céus, a Bíblia só relata outros dois fatos parecidos, e ambos no Antigo Testamento: o caso de Enoque, a quem o próprio Deus o tomou (cf. Gênesis 5:24) e o de Elias, a quem Deus tomou num carro de fogo (cf. 2 Reis 2:1).

Como se pode ver, a subida de alguém aos céus algo tão fantástico, que merece ser citado na Bíblia. E por que seria diferente logo com a mãe de Jesus? Não falamos de qualquer uma, falamos da genitora do Salvador!

Obviamente, em ambos os casos relatados os trasladados (transportados) para os céus, não foram para o Céu dos céus, onde estão Deus e Seus anjos adorando-O. Pois se assim fora, João teria relatado a presença de Enoque e Eliseu no Céu, mas não o faz, por quê? Porque não há um só Céu, mas há "céus", você já parou para pensar que a Bíblia fala de céus no plural? Paulo relata que conheceu alguém que foi ao "terceiro céu" (cf. 2 Coríntios 12:2). Somente pelas palavras do Apóstolo, vê-se que há três céus.

Por isso Cristo disse ao ladrão arrependido: "Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso" (Lucas 23:43). Veja que Cristo não fala "Hoje estarás comigo no Céu", mas diz "paraíso", porque o paraíso é um dos "céus", por vezes, com o nome de "seio de Abraão" (cf. Lucas 16:22). É para este lugar que vão os que dormem (morrem) em Cristo. Se assim não fora, João teria relatado a presença de diversos irmãos cristãos, como Paulo, por exemplo, que fora morto muito antes de João falecer.

Por isso que Jesus disse que "ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem" (cf. João 3:13). Note que Jesus define "céu" e não "céus", especificando o lugar de Sua morada. Logo, crer que alguém esteja no Céu além de Deus, Jesus e Seus anjos é heresia!

Maria e seus filhos



Maria teve outros filhos além de Jesus? A resposta a essa pergunta vem da Própria Palavra. A Bíblia declara que Maria era virgem ao se casar com seu esposo, José (cf. Isaías 7:14; Lucas 1:27). A mesma Bíblia diz que Jesus foi o filho primogênito de Maria (cf. Lucas 2:7). O Dicionário Aurélio define "primogênito" como o "primeiro filho", "filho mais velho". Ora, Lucas, escritor do terceiro Evangelho, era médico, então, com propriedade, podia usar este termo se referindo a Jesus como sendo o primeiro filho de Maria, o filho mais velho. Logo, é de se crer que Maria teve outros filhos. Qual o mal nisso?

Os evangelhos relatam diversos momentos de Cristo com sua família. Senão, vejamos: teve um momento em que, escandalizados, os judeus referenciam o pai adotivo de Jesus (José), sua mãe, irmãos e irmãs (cf. Mateus 13:55,56). Em outra ocasião, Jesus falava a uma multidão, quando a mãe e os irmãos Dele chegaram (cf. Mateus 12:47ss). Em outro momento, os irmãos de Jesus O expulsam de casa para que Ele Se mostre ao povo (cf. João 7:1ss). Lucas relata a família de Jesus reunida com os discípulos e as mulheres no Cenáculo, buscando o revestimento do Espírito Santo (cf. Atos 1:13,14).

Há ainda outras referências aos irmãos de Jesus: 1 Coríntios 15:7 e Gálatas 1:19. Este Tiago aí não pode ser nenhum dos outros homônimos (de mesmo nome) dos discípulos, pois está num contexto bem diferente, e Paulo o trata de forma diferente também. Ainda vale ressaltar que Judas se referencia como irmão de Tiago no prefácio de sua Epístola Universal (cf. Judas v. 1). Sabemos que, entre os discípulos, não havia um Judas irmão de Tiago, mas que haviam dois irmãos de Jesus chamados Judas e Tiago (cf. Marcos 6:3), logo, é de se supor que o Judas em questão é o irmão de Jesus.

Sabemos todos que muitos dos Salmos são chamados "messiânicos" porque se referiam profeticamente ao Messias de Israel, Jesus Cristo. No Salmo 69 versículo 8, é dito pelo próprio Messias: "Tornei-me como um estranho para os meus irmãos, e um desconhecido para os filhos de minha mãe". Ora, e não foi o que houve com Jesus, relatado em João 7:5? Diz o texto: "Pois nem seus irmãos criam nele".

Tem coisa pior para uma pessoa do que nem seus próprios familiares não lhe darem crédito? Pois foi o que aconteceu com Jesus: nem Seus próprios irmãos, filhos de Sua mãe, acreditavam nEle! E "irmãos" aqui não é no sentido de "primos", pois o Novo Testamento fora escrito em grego, que diferencia claramente ambos os termos, ou seja, tem um termo para "irmão" (em grego, adelphós) e outro para "primo" (em grego, anepsios). Se esses IRMÃOS/ÃS de Jesus são Seus primos, por que então não temos nenhuma tradução católica romana substituindo estes termos por PRIMOS/AS? A resposta é simples: NÃO SE PODE ALTERAR A VERDADE!



Portanto, você que lê este breve estudo, pese bem estas palavras na Balança da Verdade, a Palavra de Deus. Se eu disse alguma coisa que fugiu ao contexto bíblico, mostre-me! Mas se tudo que disse aqui está correto – e eu sei, pela autoridade do Espírito Santo de Deus que sim! –, então, não incorra mais no erro de idolatrar a mãe de Jesus, que é bem-aventurada, sim, um exemplo para todos os cristãos em todos os tempos e lugares, mas que não tem nenhum dos títulos que a enaltecem, como vimos acima. Deus te abençoe, em nome de Jesus. Amém.



Extraído na íntegra DAQUI !!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Tamanho "GG" ...

Recebi por e-mail e achei legal compartilhar...

Minha amiga trabalha em um brechó de um hospital, como voluntária.

Certo dia adentrou na loja uma certa "senhora bastante obesa", e de cara a minha amiga pensou que não tinha nada na loja na numeração dela. Se sentiu apreensiva e constrangida naquela situação, vendo a senhora percorrer as araras em busca de algo que minha amiga sabia que ela não encontraria.

Ficou angustiada, porque não queria que a senhora se sentisse mal pelo tamanho das peças de roupas, se sentindo excluída e fazendo a questão sobre o seu sobrepeso vir à tona de forma implícita.
Naquele momento minha amiga orou a Deus e pediu que lhe desse sabedoria para conduzir a situação evitando que a cliente se sentisse excluída ou humilhada na sua autoestima.
Foi quando o esperado aconteceu. A senhora se dirigiu à minha amiga e disse tristinha:
"É... não tem nada grande, não é?
E a minha amiga, sem até aquele momento saber o que diria, simplesmente abriu os braços de uma ponta a outra e lhe respondeu:
"Quem disse??? Claro que tem!! Olha só o tamanho desse abraço! - E a abraçou com muito carinho.
A senhora então se entregou àquele abraço acolhedor e deixou-se tomar pelas lágrimas exclamando:"Há quanto tempo que ninguém me dava um abraço."
E chorando, tal qual uma criança a procura de um colo, lhe disse:"Não encontrei o que vim buscar, mas encontrei muito mais do que procurava".
E naquele momento, através dos braços calorosos de minha amiga, Deus afagou a alma daquela criatura, tão carente de amor e de carinho.
Quantas almas não se encontram também tão necessitadas de um simples abraço, de uma palavra de carinho, de um gesto de amor.
Será que dentro de nós, se procurarmos no nosso baú, lá nas prateleiras da nossa alma, no estoque do nosso coração, também não acharemos algo "grande" que sirva para alguém?

Tenha um bom dia!!




quarta-feira, 30 de maio de 2012

Mais coisinhas para minha cozinha!


Meu bandô e meu tapetinho!



A idéia do bandô , eu vi AQUI !
Aproveita e conheça o Blog da Daniela Viana, que tem um  monte de idéias fofas prá decorar a casa!

Aí vc deve estar pensando, "bandô não põe na janela??!!"
Pois é!! Mas geralmente em cozinha de apartamento, a janela fica na lavanderia..
e eu queria ele mais pertinho....
Coloquei na parede que está a mesa...sento ali e imagino uma janela..




Esse tapetinho, ganhei da querida irmã Shirley!

Aí vc pensou de novo: "Mas porque ela fica mostrando essas coisas aqui no blog?"

Porque penso que toda mulher que cuida da sua casa com carinho, que tem prazer em ter tudo simples, mas com aquele toque aconchegante, tem prazer em mostrar!

Tudo o que faço em minha casa é motivo de alegria. Tenho visto a Palavra de Provérbios 31:10-31 se cumprir em minha vida, claro que ainda preciso melhorar muito, mas até meus filhos se alegram, quando coloco um enfeite novo na casa. A mulher virtuosa da Bíblia, é uma mulher moderna, que trabalha, que cuida da casa, do marido, dos filhos com alegria, porque sua força está em Deus, Ele é quem a fortalece!!

Por isso, convido você, preparar uma comidinha especial no meio da semana, você surpreenderá sua família! A mudar algo em sua casa, a cuidar do seu lar com carinho e amor, ainda que, muitas vezes, seja um trabalho que ninguém agradeça, a recompensa certamente virá! Depois me conta!!

Deus abençoe sua vida!!!!




segunda-feira, 28 de maio de 2012

Indicação de Livros




Acabei de ler estes dois livros acima.
O "De: Pastor  A: Pastor",  indico para todos aqueles que são ministros do Senhor. Muito bom de ler!!
O "Momentos Tranquilos para Esposas de Pastores" , ganhei de aníversário da querida irmã Eni, (que sempre me presenteia com bons livros!!), e como o título já diz...É para esposas de pastores, através dele, vemos que não estamos sozinhas.. embora creio que muitas mulheres, ao ler,
irão se identificar com os relatos desse livro, são histórias de mulheres, que através da graça de Deus, alcançaram vitória em meio a tribulação!






Este livro acima, "Esposa Excelente", comecei a ler hoje. Muito bom também!
Quem sabe não vira um estudo bíblico??


Aqui está minha Bíblia!!!
Encapei ela com esse papel fofo tem um tempinho...




Essa Bíblia da Mulher é excelente para estudos!!
Assim como um eletrodoméstico, vem com seu manual, a Bíblia é nosso manual de intrução de vida, aqui tem todas as respostas que precisamos, quando estamos tristes, precisando de consolo, aqui encontramos refúgio, aprendemos como nos relacionar bem com as pessoas, com nosso conjuge, com nossos filhos e pais, aprendemos valores tão distorcidos neste mundo moderno, aqui encontramos o próprio Deus!!



Fica aí a sugestão de boa leitura!!!
Deus abençoe sua vida!!

domingo, 20 de maio de 2012

O Fruto do Espirito e...




Domínio Próprio

Não podemos esquecer, como tenho repetido aqui, que a vida cristã é aquela vivida no Espírito Santo. Na verdade, a vida cristã só é possível no Espírito. Fora dEle, nossa vida é como a de qualquer pessoa.  Entre as virtudes cristãs, elencadas pelo apóstolo Paulo, está a do domínio próprio. Quando relaciona as qualidades de um cristão, Paulo inclui o domínio próprio (Tito 1:8), junto com hospitalidade, benignidade, sobriedade, justiça e piedade. O apóstolo Pedro segue na mesma trilha, colocando como uma das virtudes a ser buscada pelo cristão, ao lado do conhecimento, da perseverança e da piedade. (2Pedro 1.6) Esta é uma palavra bastante problemática para nossa geração, acostumada à idéia de que a felicidade decorre do desprezo à idéia de disciplina e auto-controle. Colocando esta escolha em outros termos, podemos dizer que, para boa parte das pessoas, se a escolha for entre felicidade e autocontrole, talvez ouçamos alguém se dizer cansado de autocontrole e que agora pretende viver a vida com toda a sua adrenalina. Prevalece a idéia que autocontrole e alegria são incompatíveis No entanto, a Bíblia nos adverte a não permitir que o pecado tenha domínio sobre nós (Romanos 6.14), já que não estamos mais debaixo da lei, que nos leva a produzir, mas sob a graça, que nos deve levar a frutificar, além do domínio próprio, em alegria, amor, benignidade, bondade, fidelidade, longanimidade, mansidão e paz.

Pergunta: Você se acha uma pessoa autocontrolada? Poderia dar um pequeno exemplo?

1) O sentido do Domínio Próprio. O apóstolo dava muita importância ao termo, uma vez que o usa várias vezes.

Leia 1 Co 9.25.  Trata-se da virtude de um atleta em disciplinar seu corpo em busca da vitória;

Leia 1 Co 7.9. Trata-se da capacidade do cristão em controlar sua sexualidade.

É curioso que, quando comparece perante o procurador romano Antonio Felix, que governou a Judéia de 52 a 60, o acusado apóstolo se defende falando de justiça, de juízo final e de domínio próprio, para irritação do representante de Nero. (Atos 24:25)

A expressão "domínio próprio" aparece sob diferentes palavras nas versões bíblicas, tendo então como sinônimos principais autocontrole e temperança. Podemos entender melhor o que é domínio próprio pensando no seu oposto. Quem tem domínio próprio se autodomina. Quem não tem é dominado por algo ou por alguém. Quem tem domínio não permite que sentimentos e desejos o controlem; antes, controla-os, não se permitindo dominar por atitudes, costumes e paixões.

Leia Gn 1.26. Domínio próprio, portanto, é a capacidade efetiva que o cristão deve ter de controlar seu corpo e sua mente. Quando fez o homem, Deus deu-lhe o privilégio de dominar sobre todas as coisas
O salmista relembra esta competência humana, ao dizer que Deus deu ao homem domínio sobre todas as obras das suas mãos e dos seus pés (Salmo 8.6)

Leia Rm 7.18-19. Esta competência, no entanto, nem sempre se realiza quando se trata de homem dominar a si mesmo. Embora possa estar em nós desejar fazer o bem, nem sempre o fazemos. Afinal, como aprendemos também com Paulo, na nossa carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em cada um de nós; não, porém, o efetuá-lo, porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Por isso, parecemos, por vezes, em cidades derrubadas, pois que cidade que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio. (Provérbios 25:28). Esta percepção não pode é um convite à passividade, mas um desafio a nos conhecermos mais e a nos esforçarmos mais para viver segundo o padrão de Deus, por difícil que seja.

2) Desenvolvendo o Domínio Próprio. Somos convidados a ter domínio sobre nossos sentimentos, sobre nossos desejos e sobre as circunstâncias que nos envolvem.

a) Dominando nossos sentimentos. Somos movidos pelos nossos sentimentos. Se, por exemplo, amamos, a Deus, ao próximo ou a nós mesmos, somos levados a querer bem, adorando a Deus, respeitando o outro e gostando de nós mesmos. Se, doutro lado, em nós o ódio é forte, seja a Deus pela figura do pai que representa, seja ao próximo, por ser a fonte de nosso sofrimento (o inferno são os outros, já dizia Sartre), seja a nós mesmos, pela incapacidade ser o que gostaríamos de ser, somos levados ao vale do vazio.

b) Dominando nossos desejos. Se os nossos sentimentos nos definem, nossos desejos nos constituem. Nós somos aquilo que desejamos. Leia Mt 6.21. Como ensinou Jesus, onde estiver o nosso tesouro, isto é, os nossos desejos, aí estará também o nosso coração. Desejamos coisas legítimas e coisas ilegítimas. Nem todos os nossos desejos são pecaminosos. Sejam quais forem, no entanto, se eles nos controlarem, passam a ser pecaminosos. Comer chocolate não é pecado. Se, no entanto, não posso comê-lo e não consigo não comê-lo, comê-lo é pecado.
A maior desgraça do desejo é quando ele se converte em vício. Nada mais blasfemo do que um cristão viciado.

c) Dominando-nos diante das circunstâncias. Além dos sentimentos e desejos, que nós podemos controlar, em grau maior ou menor, há as circunstâncias, aquelas situações que não criamos, mas que nos atingem.
Quando nos enredam, elas provocam desânimo. Diante delas, podemos perder o autocontrole, partindo para reações inadequadas, seja de desespero, seja com violência. Nossa reação mostra que, na verdade, estamos sendo controlados por elas.

3) Para ter Domínio Próprio. Há certas ocasiões que, antes de perceber o que está fazendo, você perde o controle, e passa ser vítima do seu descontrole, velada ou violentamente. Os resultados são prostituição, impureza, lascívia, que nos sobrevêm quando perdemos o controle sobre a paixão e nos deixamos levar por ela; idolatria e feitiçarias, quando desesperamos diante das circunstâncias e buscamos bênçãos de todo tipo; inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções e invejas, que nos dominam quando damos lugar aos desejos de superação do outro; bebedices e glutonarias, quando nos deixamos escravizar pelo desejo do nosso ventre. (Gálatas 5.19-20). O fruto do Espírito, no entanto, é o autocontrole.

a) Conheça-se e use o conhecimento a seu respeito a seu próprio favor. Tendemos a não perceber como somos, mas devemos nos esforçar para tal. Use o que você sabe a seu próprio respeito para se dominar melhor.
b) Aprenda a tomar atitudes diferentes das que toma hoje. Faça com que seus sentimentos e desejos não redundem sempre nos mesmos atos. Você nasceu assim, mas não precisa morrer assim. Abra-se para o diferente. Faça o que nunca fez antes.

c) Valorize a disciplina. Quando Jesus disse que, se o nosso olho nos levar ao escândalo, devemos arrancá-lo, ele estava lembrando que precisamos subjugar o nosso corpo, quando este nos subjuga. Ponha objetivos na vida e se empenhe para alcançá-los. O autocontrole é o resultado da disciplina e do esforço próprio.

d) Deixe-se conduzir pelo Espírito de Deus. O domínio próprio é um esforço de quem vive pelo Espírito. Os homens em geral não pensam em disciplina, mas nós cristãos nos esforçamos para viver de modo organizado, coordenado e harmônico. Neste ministério, o Espírito Santo quer nos apoiar, para nos conduzir. Deixe-se dirigir pelo Espírito. O domínio próprio só é possível por meio de Sua ação em nós.



Decisão final: Escolha alguém do grupo e compartilhem juntos uma situação onde vocês não estão conseguindo se autocontrolar.


Fonte de estudo: 8 IP de BH

Que vc tenha sido edificado através deste estudo!!


Para ver os outro tópicos sobre Fruto do Espírito, clique abaixo no marcador!!

sábado, 12 de maio de 2012

Bolo de Cenoura da Dona Rosa...

Dona Rosa é minha querida mãezinha que não está mais aqui!!
Mas as receitinhas dela, estão sempre dando o ar da graça no meu fogão!!

Um jeitinho de homenageá-la, é fazendo coisas gostosas,
como ela sempre fez, com amor e carinho prá família!

Essa receita é dela, só acrescentei os chocolates!!



Ligue o forno!! (para ir aquecendo!!)


No liquidificador, bata 2 ovos, 2 cenouras (grande) e 50 ml de óleo de girassol ou canola.
Numa tigela, peneire 2 xicaras de farinha de trigo, 1 1/2 xícara de açucar e 1 colher de pó Royal.
Misture tudo e acrescente 150 de gotas de chocolate ao leite.
Leve ao forno baixo até espetar o palito e sair limpinho!
 (Tempo aqui é relativo, pois forno e marido, cada uma conhece o seu, não é mesmo??!!)



Depois de assado, espere esfriar, desenforme e coloque por cima 200 gramas de chocolate meio amargo derretido no microondas!

Pronto!! É só correr pro abraço!!




A delícia por dentro!
Quase não deu tempo de tirar foto!!

Corre lá, faz e me conta!!

Sucesso garantido!!!


Com Jesus, tudo fica mais gostoso!!






terça-feira, 8 de maio de 2012

Profissão: Mãe...

Uma mulher foi renovar a sua carteira de motorista.

Pediram-lhe para informar qual era a sua profissão.

Ela hesitou, sem saber bem como se classificar.

"O que eu pergunto é se tem um trabalho", insistiu o funcionário.

"Claro que tenho um trabalho", exclamou. "Sou mãe".

"Nós não consideramos "mãe" um trabalho.

Vou colocar "Dona de casa", disse o funcionário friamente.

Não voltei a lembrar-me desta história até o dia em que me encontrei em situação idêntica.

A pessoa que me atendeu era obviamente uma funcionária de carreira, segura, eficiente, dona da situação,perguntou: Qual é a sua ocupação?

Não sei o que me fez dizer isto, as palavras simplesmente saltaram-me da boca para fora: "Sou Doutora em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas."

A funcionária fez uma pausa, a caneta de tinta permanente a apontar para o ar e olhou-me como quem diz que não ouviu bem.

Eu repeti pausadamente, enfatizando as palavras mais significativas.
Então reparei, maravilhada, como ela ia escrevendo, com tinta preta, no questionário oficial.

Posso perguntar, disse-me ela com novo interesse, o que faz exatamente?

Calmamente, sem qualquer traço de agitação na voz, ouvi-me responder:

Desenvolvo um programa a longo prazo (qualquer mãe faz isso), em laboratório e no campo experimental (normalmente eu teria dito dentro e fora de casa). Sou responsável por uma equipe (minha família), e já recebi quatro projetos (todas meninas).
Trabalho em regime de dedicação exclusiva (alguma mulher discorda??), o grau de exigência é em nível de 14 horas por dia (para não dizer 24 horas).

Houve um crescente tom de respeito na voz da funcionária que acabou de preencher o formulário, se levantou e, pessoalmente me abriu a porta.

Quando cheguei em casa, com o título da minha carteira erguido, fui recebida pela minha equipe: uma com 13 anos, outra com 7 e outra com 3 anos. Do andar de cima, pude ouvir o meu novo experimento (um bebê de seis meses), testando uma nova tonalidade de voz.Senti-me Triunfante!

Maternidade... que carreira Gloriosa!

Assim, as avós deviam ser chamadas "Doutora-Sênior em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas". As bisavós: "Doutora- Executiva- Sênior". E as tias: "Doutora - Assistente".




Feliz dia das mães!! Que prá mim, deveria ser lembrado todos os dias, afinal, não somos mãe apenas no 2 domingo de maio!! Devemos amar, honrar e respeitar as mães todos os dias das nossas vidas, para que nossos dias se prolonguem sobre a terra.







segunda-feira, 7 de maio de 2012

O Fruto do Espirito e...



 Mansidão

É interessante reparar como outras traduções das Escrituras escolheram diferentes termos para esta característica do Fruto do Espírito. A palavra grega tem duas conotações: uma é a forma amorosa que alguém usa ao falar para acalmar e trazer tranquilidade ao ouvinte. A outra é a maneira gentil de agir para com o outro, especialmente vindo de alguém que teria poder e autoridade para agir de forma mais enérgica. As palavras brandura e humildade também são usadas nas Bíblias em português, e nenhuma delas é tida como uma característica muito positiva nos dias de hoje. A nossa sociedade valoriza as pessoas mais agressivas e tende a ver os humildes, mansos e brandos como pessoas fracas. Mas esta visão é completamente deturpada e revela um desconhecimento do poder que há na mansidão e em seus efeitos nas pessoas à nossa volta.

Pergunta: Você já conseguiu reverter um problema ao ter sido manso com alguém, ao invés de enérgico?
Neste estudo, vamos entender melhor o que é esta característica e qual o poder que ela tem sobre pessoas e situações.
1) A mansidão revoluciona nossa maneira de vermos Deus e de como ele nos trata.
A mansidão de Deus é demonstrada quando ele retém sua força e seu poder. Leia 1 Reis 19:9-12.
Elias esperou pela manifestação de Deus através de uma fortíssima ventania, de um terremoto e de um fogo, mas Ele falou através de uma brisa suave. Leia Filipenses 2:5-11. Jesus modelou a mansidão como o perfeito equilíbrio entre fraqueza e o excesso de força.
Não houve tarefa que demandasse mais força e autoridade do que a de Jesus. Derrotar o império das trevas e subjugar o domínio do diabo sobre a terra através do sacrifício na cruz. Enquanto muitos imaginavam um Messias autoritário e guerreiro, viram um Jesus humilde e manso, o que não enfraqueceu em nada a sua tarefa. Ele foi eficaz ao vencer seus inimigos por um caminho diferente do que o esperado pelos poderosos daquela geração. Assim é como o Senhor age ainda hoje. Através de uma atitude gentil e mansa, Ele quebra as resistências dos poderosos e se aproxima dos fracos e necessitados.
a) De que maneira você já experimentou um mover de Deus em sua vida? Através de uma “brisa suave” ou de um “terremoto”?
b) Qual foi a atitude de Jesus descrita na passagem de Filipenses? Do que ele abriu mão ao vir a este mundo e morrer por nós (v. 6)? O que Deus lhe deu como resultado (vv. 9-11)?
c) Como podemos viver esta atitude de Cristo de forma prática nos dias de hoje?
2) A mansidão revoluciona a maneira como vemos e avaliamos nossa vida.
Leia Números 12. Arão e Miriã questionam nesta passagem a autoridade de Moisés e por que só ele é considerado líder sobre Israel. Eles o acusam de ter uma mulher não israelita, mas Moisés age com eles com extrema mansidão, deixando que Deus faça a justiça necessária. Quando temos segurança de que estamos no centro da vontade de Deus, não precisamos brigar com aqueles que estão contra nós, pois sabemos que Deus cuidará de cumprir os seus planos. Esta certeza gera em nós mansidão no trato com os outros, até mesmo com os inimigos.
a) O que a atitude mansa de Moisés influenciou no seu relacionamento com seus irmãos após o conflito? Como você acha que teria sido este relacionamento se ele tivesse esbravejado e obrigado Arão e Miriã a aceitar sua liderança?
b) Qual é a atitude oposta da mansidão? Qual o efeito desta atitude sobre os relacionamentos, no curto e no longo prazo?
c) É possível ser enérgico e ao mesmo tempo manso? Como?
3) A mansidão revoluciona a maneira como vemos outras pessoas e como nos relacionamos com elas.
Ao permitir que o Espírito desenvolva o fruto da mansidão em nossas vidas, seremos mais capazes de tratar as pessoas da maneira que Jesus as trataria. Seremos capazes de tratar com mansidão até aqueles que nos enganaram ou nos trataram mal.
Leia 1 Tessalonicenses 2:6-12, onde Paulo compara sua atitude para com os tessalonicenses com a de uma mãe atenciosa e um pai cuidadoso.
a) Como a mansidão comunica amor às outras pessoas?
b) Você vê o apóstolo Paulo como uma pessoa fraca ou forte? Em outra carta, alguns falavam que a presença dele era fraca (2 Co 10:10). Você acha que a mansidão era uma das características de sua força? Por quê?
 c) Você acha que as pessoas vão achá-lo mais fraco se você agir com mais mansidão? Por que com você seria diferente do que foi com Jesus ou Paulo?
É preciso confiar no Espírito Santo para deixar a mansidão crescer em nossa vida e comportamento. Como as demais características do fruto do Espírito, não basta simplesmente querer tê-las. Devemos começar admitindo que não somos mansos o suficiente e que a verdadeira mansidão não é parte do temperamento, mas do poder de Deus agindo através de nosso caráter e de nossa atitude. Temos que identificar as ocasiões em que não estamos sendo mansos e pedir perdão a Deus, rogando que o Espírito efetue uma transformação em nossa vida.

Decisão final: Escolha alguém do grupo e compartilhem juntos uma situação na vida de vocês que está carecendo de mansidão no trato com alguém.

Fonte de estudo: 8 IP de BH













Obrigada Deus, porque me alcançou, através da loucura da pregação!!




Luva Fofa...




Ganhei de aníversário da querida irmã Liliana, feitas pela mãe dela, a vó Lessi!

Deus as abençoe!!

Amei!!