quarta-feira, 1 de junho de 2011

Lição 11 – Vivendo de maneira atraente...


Temos visto ao longo desse estudo, que Pedro nos ensina sobre submissão. Devemos ser submissas as autoridades governamentais, depois as aos nossos “senhores”, ou seja, nossos empregadores, logo depois, nos mostrou Jesus, como o maior exemplo de submissão – o cordeiro perfeito de Deus que sofreu injustamente nas mãos de pessoas cruéis.
E é assim, com essas atitudes, como a de Cristo, que devemos ter diante todas as situações de nossa vida. Com atitudes caladas e humildes. Como ovelhas mudas, indo ao matadouro.
No início do estudo, nós vimos que ter um espírito manso e tranqüilo, significa não gerar perturbação e suportar com tranqüilidade as perturbações provocadas pelas outras pessoas.
Para termos um espírito manso e tranqüilo, precisamos estar certas e convictas da nossa posição em Cristo, que somos escolhidas por Ele e saber que Ele, nos dá a graça necessária para viver qualquer situação.
Leitura Bíblica: I Pedro 3:1-7
Vamos observar os 4 mandamentos que Pedro nos apresenta:
 Ser submissas = para que aqueles que não conhecem a Palavra, sejam ganhos
 Não se preocupe com o seu exterior = porque para Deus o que importa é o nosso coração
 Honrar a esposa como vaso mais frágil = mas entendendo que ela não é algo fraco, e sim, parceira, aliada, mas que deve ser protegida pelo marido.
 Vivei com elas em entendimento, ou seja, é mais que uma atitude gentil, é ter uma consideração das necessidades, desejos, dons e habilidades da esposa. (Fonte: Comentário do Novo Testamento –Aplicação Pessoal - Vol. 2 – CPAD)
Quanto à submissão e ao adorno, o que tem a ver?
Esses versículos citam Sara, que era uma mulher bela, e submissa ao marido (quando Deus falou com Abraão, Sara obedeceu.
A Bíblia fala de várias mulheres que eram belas, como a Mulher Virtuosa de Provérbios 31.
É esse tipo de submissão que a Palavra nos mostra e nos coloca como regra de vida, Não que devemos nos descuidar de nós, mas atentar para aquilo que é importante. Antes nos importa agradar à Deus do que a homens (Atos 5:29)
Devemos sim, andar com nossas unhas feitas, adornada com jóias/bijuterias, mas sem que isso, seja para nós, o principal de tudo.
As mulheres antigas, eram vistas como mulheres santas, e podemos também, nos dias de hoje, sermos mulheres santas, tendo uma vida piedosa (Piedoso = Quem tem ou demonstra piedade//Piedade = Amor e respeito às coisas religiosas – Fonte Dicionário Aurélio)
Sara respeitava Abraão e o chamava de senhor (Gen 18:12), esse é o respeito que devemos ter pelos nossos maridos, embora, se os dois estão em Cristo, o respeito deve ser mútuo, o que vale para um, vale para o outro, ambos se respeitam, para assim respeitar os outros. (Efésios 5:21)
Para Refletir...
 No casamento, o que precisa ser mudado em relação à submissão ao marido.
 No tocante “Sem palavra alguma” (vers. 1) , como você se comportado?
Lembrando que Pedro não está dizendo que devemos ser mudas e caladas em tempo integral, mas que não devemos ficar pregando sermões, atormentando, importunando, retrucando, antes que nossa vida deve ser uma mensagem para nossos maridos, e a todos que nos cercam..
E quando estivermos praticando o “silêncio” não devemos ficar amuadas, de mau humor, conspirar, barganhar ou humilhar, se essa for sua atitude, significa que você não está confiando em Deus para transformar a vida de seu marido, mas em você mesma!

A maneira mais atraente de viver que posssamos ter, é sendo conforme Deus nos propõe! Não é o nosso exterior que mostra quem somos, mais o que está dentro de nós, e que externarmos através de atitudes e palavras!

Oração

Ensina-me Senhor, a me manter meiga e mansa em todos os acontecimentos da vida, nas frustrações, na negligência dos outros, na falta de sinceridade daqueles em quem confiei, na infidelidade daqueles em quem contei. Ajuda-me a tirar proveito do sofrimento que me sobrevier, ajuda-me a usá-lo como um meio de me tornar mais dócil.
Que em todo o tempo, o Senhor possa ser visto em mim.
Em Nome de Jesus, Amém!

Um comentário:

  1. Amei esta postagem...me levou ainda mais para o centro da vontade de Deus!!! Bjks

    ResponderExcluir